Madeira for us
 
Eventos de música, fotografia, moda, cinema, teatro e até um típico arraial madeirense irão transformar e dar um novo colorido à Rua da Alfândega na primeira semana de Abril, com a iniciativa “IN @ Rua da Alfândega”, apresentada ontem no Mini Eco Bar. Um projecto desenvolvido pela Fresh Citrus, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, a Associação Comercial e Industrial do Funchal e os lojistas dessa rua, tendo como objectivos a revitalização do comércio desta via, a animação turística e a apresentação de novos talentos nas mais variadas áreas, conforme avançou Paulo Lima, da organização. A data marcada, de 1 a 8 do próximo mês, foi escolhida por realizar-se, nesse mesmo período, o Mercado das Oportunidades, potenciando o alcance e sucesso do “IN @ Rua da Alfândega”, que irá acontecer das 10h às 19h, e com continuidade no Mini Eco, após o fecho das lojas. A ideia recebeu os elogios do presidente da autarquia funchalense, que manifestou o total apoio a esta iniciativa, «louvável». Miguel Albuquerque mencionou que «é isto mesmo que nós pretendemos, este estabelecimento (Mini Eco) e esta rua têm todas as condições para desenvolverem projectos desta natureza, e o nosso objectivo é que os nossos empresários - sobretudo os nossos jovens empresários - tenham sucesso nos seus negócios. E não há dúvida que, para que isso aconteça, estas iniciativas correspondam aquilo que os nossos públicos desejam», enalteceu o autarca.  

Sofia Lacerda
in: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=13&id=179173&sup=0&sdata=

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!
 
O vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva presidiu, ontem, à inauguração de quatro exposições, no Centro das Artes - Casa das Mudas, na Calheta, no âmbito do 1.º Festival de Arte Sequencial, que decorre até amanhã, dia 27, naquele espaço. São elas A Arte de “V For Vendetta”, por David Lloyd; "De BRK a Marvel Comics", por Filipe Andrade; "José Mendes Cabeçadas Júnior: Um espírito indomável", por Roberto Gomes e "Made in Madeira", por vários autores. Nesta visita, o governante fez-se acompanhar pelo secretário regional da Educação e Cultura, Francisco Fernandes e demais entidades. No fim da visita, e em declarações prestadas ao JORNAL da MADEIRA, o “vice” do Governo mostrou-se satisfeito com o que viu: “Eu estou particularmente impressionado, pela positiva, pela quantidade de gente que vim a saber, que é aqui da Madeira e que faz banda desenhada a nível internacional, inclusive, conheci um madeirense que desenha para a Marvel e eu tendo em casa fãs aficcionados da banda desenhada, em particular, da Marvel, fico muito satisfeito por saber que já há gente abalançada nesta arte e fora de Portugal”. Cunha e Silva salientou, também, o facto do artista internacional, David Lloyd ter exposto o seu trabalho na Madeira: “É um marco importante para o Centro das Artes -Casa das Mudas, mostrando a diversificação nas apostas que faz aqui e a grande motivação que este centro está ganhando, com muitas actividades e nota-se com a quantidade de gente que está aqui, o que prova bem que a descentralização cultural começa a ser efectiva e foi uma aposta conseguida”, sublinhou. Roberto Macedo Alves, responsável pela organização do festival explicou que este festival procura mostrar que “a Arte Sequencial vai muito além do Tio Patinhas e da Literatura Infantil” tendo reiterado que “podem se fazer trabalhos muito sérios e profundos”. É o caso do trabalho de David Lloyd, do livro “V For Vendetta”, um dos primeiros livros de banda desenhada que entrou na lista de best-sellers de livros de prosa, que acabou por ser adaptado ao cinema com bastante sucesso.Quanto à exposição “Made in Madeira mostra trabalhos de autores madeirenses que já publicaram no estrangeiro. As outras duas exposições são de autores nacionais. Filipe Andrade desenha para a Marbel Comics, uma editora americana de super-heróis, responsável por figuras como Homem de Ferro, o Capitão América e o X-Men. Roberto Gomes mostra os trabalhos do último livro que fez, a biografia de uma figura histórica de Loulé criado com o recurso ao computador. Até amanhã, estão previstas diversas actividades, com destaque para a projecção de vários filmes, uma mini-maratona de BD e sessões de autógrafos com os três autores.  

Élia Freitas
in: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=13&id=179132&sdata=2011-03-26
 
A desmaterialização dos meios de diagnóstico e dos exames clínicos é já uma realidade na Madeira  e "isso traz grandes benefícios para os nossos utentes", afirmou esta manhã o secretário regional dos Assuntos Sociais após a cerimónia de abertura da '8ª Conferência Europeia de Diagnósticos de Enfermagem, Intervenções e Resultados'.
"Esta é uma conferência muito importante que se realiza na Madeira devido à proactividade dos nossos enfermeiros que conseguiram trazer para a nossa Região este evento que reúne profissionais de enfermagem da Comunidade Europeia. Estão presentes vários oradores, nomeadamente dos Estados Unidos e do Japão. São pessoas internacionalmente conhecidas e profissionais muito competentes.
Segundo Jardom Ramos, neste momento já temos "concluído o processo clínico electrónico, ou seja, o processo está nos centros de saúde ligado ao hospital", especialmente às urgências, consulta externa e internamento. "Isto é muito importante porque permite uma cadeia continuada de prestação dos cuidados de saúde e os prestadores ao terem o historial clínico do paciente estão em melhores condições de intervir."
Da parte da organização, Élvio Jesus salientou a importância deste seminário e as vantagens do debate de experiências para os enfermeiros da Madeira. Em relação à utilização de novas tecnologias nos serviçios de saúde regional, Élvio Jesus diz que "poderíamos e temos capacidade para estarmos melhor, mas não estamos assim tão mal quando comparado com outros países que deviam estar melhores".
A esperança de Élvio Jesus é que esta conferência "contribua para a incrementação destas tecnologias ao serviço do cidadão."

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!

 
A freguesia dos Canhas recebe durante este fim-de-semana a 'VI Feira Regional da Cana de Açucar'.
O evento é organizado pela Câmara Municipal da Ponta do Sol, pela Casa do Povo da Ponta do Sol e ainda pelos engenhos da Calheta e do Ribeiro Seco.

Dê uma vista de olhos no programa aqui exposto:
 
15:00 - Torneio de Futebol – Veteranos “em homenagem a Fernando Azevedo”
(Campo Municipal dos Canhas)
18:00 - Abertura da VI Feira Regional da Cana-de-Açúcar por Sua Excelência Sr. Secretário Regional Ambiente e dos Recursos Naturais
- Entrega de Prémios aos Vencedores do Torneio de Futebol
- Visita das Entidades Oficiais aos Stands
- Abertura do Mercado dos Agricultores
- Abertura da Feira Cores
18:30 - Espaço Talentos
19:30 - Grupo de Folclore da Ponta do Sol
20:30 - Grupos da Casa do Povo “Canta Comigo” Núcleo de Violas e Flautas”
22:00 - Conjunto Musical “Kontraband”
00:00 - Encerramento

Então?! De que está à espera? Contamos com a sua presença!

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!




 
 A Madeira vai insistir na questão do sistema educativo regional. À entrada para o VII Encontro Luso-Espanhol, o qual decorre no Teatro Baltazar Dias,  Francisco Fernandes,  secretário regional de Educação e Cultura, realçou que tal passaria por existir um "tronco comum nacional", mas dando a possibilidade às regiões de terem conteúdos regionais.  "Os exames nacionais incidem sobre uma parte do currículo que é comum a todas as comunidades espanholas e depois há uma componente de currículo regional que cada comunidade desenvolve de acordo com as suas especificidades", adiantou o governante, sublinhando que é este o modelo que a Secretaria Regional de Educação e Cultura defende para Portugal. "Só que nós não podemos caminhar num sentido semelhante a este quando as outras regiões do país vão manter um currículo nacional alargado sobre o qual o exame nacional na Madeira também tem de incidir. Não há espaço para desenvolver conteúdos regionais."
Francisco Fernandes afirma que esta é uma proposta que já foi recusada, mas em relação à qual a Madeira vai "continuar a insistir". No entanto, isso passa por uma "alteração das competências da Assembleia da República e da própria Constituição".
Na abertura do Encontro Luso-Espanhol, o governante referiu que pela a sua dimensão a Madeira funciona como uma amostra, permitindo testar algumas medidas, as quais podem ser aplicadas depois num contexto mais alargado. Dá o exemplo das Escolas a Tempo Inteiro, do modelo de reordenamento da rede escolar, da educação artística e do desporto escolar.
Por outro lado, o presidente da Associação Nacional dos Professores, João Grancho, defendeu a criação de um código deontológico dos professores e de uma entidade de auto-regulação da profissão.
Igualmente presente na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, sublinhou que "os professores são agentes fundamentais da nossa sociedade", lembrando que têm "um papel decisivo" na formação das novas gerações.
Subordinado ao tema 'Ser Professor: Identidade, regulação da Profissão e Formação', o VII Encontro Luso-Espanhol - Fórum Educação tem continuidade ao longo do dia de amanhã.

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim
 
Diana Chaves e José Fidalgo vão ser os anfitriões da 6.ª edição do Forum Madeira Fashion, este evento irá realizar-se nos dias 8 e 9 de Abril.
Um acontecimento que irá «ditar as tendências para a próxima Primavera/Verão», conforme adianta a organização, e em que este centro comercial vai transformar-se numa «grande passerelle» para receber conceituados manequins portugueses, cujos nomes serão desvendados em breve.
Relembramos que o Forum Madeira Fashion'11 tem início no dia 8 de Abril (uma sexta-feira), pelas 21h, com um desfile que marca a apresentação das tendências de moda das lojas do centro comercial. Uma iniciativa que também vai contar com a presença de alguns dos melhores manequins regionais, representados pela Agência de Moda Modage.
No dia seguinte, 9 de Abril, também à mesma hora, será a vez dos mais pequenos subirem à passerelle com o habitual desfile de moda infantil, no qual os modelos “de palmo e meio” da Agência Modage vão apresentar as colecções que marcam a estação. 
Este que é considerado um dos principais centros comerciais da Ilha vai promover um “casting”, que pretende «dar a oportunidade a alguns jovens de subir à passerelle e viver um momento mágico junto de junto de Diana Chaves e José Fidalgo, entre outros manequins consagrados». Podem participar no “casting” todos os jovens, do sexo feminino e masculino, com idade mínima de 16 anos, que devem fazer a sua inscrição até ao dia 31 de Março, no balcão de Informações do centro comercial.
Os seleccionados para o “casting”, que terá lugar no dia 2 de Abril, serão anunciados na página do Facebook do Forum Madeira, sendo que os vencedores terão formação de moda e passerelle e vão participar no desfile agendado para o dia 8 de Abril.
Se está sempre atento às novas tendências, não poderá faltar a este ao evento que irá ditar a nova colecção Primavera/Verão'11!

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!
 
No próximo dia 7 de Maio, o Hotel Casino Park vai “florir” num grande baile de gala. “Madeira em Flor”, organizado por Gilda Abreu, no seguimento do Baile da Flor, que a madeirense organiza de há 11 anos a esta parte em Lisboa, pretende afirmar-se no calendário da Festa da Flor, anualmente. Neste primeiro ano, a organizadora convidou a fadista Mafalda Arnauth para o espectáculo. O programa inclui ainda uma passagem de moda do conceituado estilista João Rôlo. A decoração do espaço será a cargo do decorador Dino Gonçalves, também madeirense. Um grupo de figurantes da “Caneca Furada”, de Ferdinanda de Sousa, que vai participar no Cortejo da Flor, no dia seguinte, vai “desabrochar” no Baile.
Em declarações ao Jornal da Madeira, Gilda Abreu disse que espera ainda poder contar com a presença do artista Fernando Pereira.
Com o apoio da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, o Baile “Madeira em Flor” será a celebração da ilha florida, para além do factor importante de promoção da Região no exterior. Isso porque o evento terá destaque nacional. A responsável pela organização vai trazer mais de 60 pessoas do continente não só para participarem no baile, mas também para assistir à Festa da Flor, cujo cortejo está marcado para o dia 8.
A ideia de realizar um baile semelhante ao que já organiza há 11 anos em Lisboa, surgiu no ano passado. O evento na capital arrecadou receitas para ajudar desalojados na Madeira, após o temporal de 20 de Fevereiro. Nessa altura, ficou a promessa de realizar um baile da flor na ilha que a viu nascer. Agora, Gilda Abreu está a cumprir com o prometido. E, «se tudo correr bem, penso que será um evento a continuar todos os anos», manifestou a organizadora que ao longo de vários anos, tem promovido a Madeira não só no continente, mas também pelos países que visitou. Exemplo disso, foi há quase 40 anos, em que, na qualidade de Miss Madeira, representou Portugal num concurso internacional de Misses, realizado no Japão e durante o qual desfilou com o fato típico madeirense.
No dia 7, as expectativas de encher o Casino são muito boas, com várias mesas já vendidas. As portas abrem às 20 horas, com as pessoas a dirigirem-se para o salão às 21 horas. Gilda Abreu vai proceder à cerimónia de entrega do cheque com o valor angariado com a venda dos bilhetes que, este ano, reverte para a Associação Protectora dos Pobres. O jantar será acompanhado por uma orquestra. Entre as diversas personalidades que vão estar presentes no Baile “Madeira em Flor”, pode-se dizer que estará também o presidente do Governo Regional.
Junte-se a nós nesta grande cerimónia.

Inté!
Madeira é para ti e para mim! ;)
 
Na semana passada os picos mais altos da ilha da Madeira foram surpreendidos por um manto branco, fofo e único com a chegada da neve! Deste há muito tempo que não nevava de tal maneira na ilha.

Este espectáculo converteu a paisagem madeirense num cenário de beleza rara, cobrindo as montanhas até uma altura de aproximadamente 50 centímetros na zona do Pico do Areeiro. Situação excepcional, que há muito não havia memória, os peritos afirmam que a quantidade de neve que caiu não se registava há 30 anos.
Aqui tudo acontece! Venha descobrir uma paisagem espectacular envolvida por neve ou por sol… onde comprovará que a Madeira é realmente um destino único!

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!




Picture
 
Trailer do filme madeirense "As Memórias que nunca se apagam" realizado por Dinarte Freitas e Eduardo Costa.

Inté!
Madeira é para ti e para mim!
 
Nunca te esqueças que a Madeira é para ti e para mim! (:
Madeira for us!