Madeira for us
Picture
Picture
O Porto Santo é um município que ocupa toda a ilha do Porto Santo, fazendo parte da Região Autónoma da Madeira, com sede numa povoação: a cidade de Vila Baleira. Tem apenas uma freguesia, a qual tem o mesmo nome do concelho: Porto Santo. Trata-se sem dúvida, de uma ilha dourada, banhada por águas azul turquesa e onde a tranquilidade reina onde pode passar umas férias relaxantes. A segurança aliada à simpatia de um povo hospitaleiro, os prazeres que a natureza oferece com a sua belíssima praia de areia fina e o seu mar de águas tranquilas, fazem da ilha do Porto Santo um local privilegiado entre outros destinos parecidos. A saúde e o bem-estar sobressaem nesta magnífica praia, uma vez que, para além da limpidez das suas águas, as suas areias possuem propriedades terapêuticas raras. Para além da praia, a cidade Vila Baleira revela histórias e lendas do passado como é o caso da Casa Museu onde residiu antigamente, Cristóvão Colombo. O seu solo é completamente arenoso e muito pobre em nutrientes; a pluviosidade é baixíssima comparada com a da Madeira; é extremamente plana; tem uma bela praia de areia, com 9 quilómetros de comprimento; e tem uma grande quantidade de palmeiras. O seu clima é seco e estável, com pouca variação térmica entre as Estações, logo é normal fazer praia durante todo o ano. No entanto, como atrai muitos turistas, principalmente no Verão devido à precipitação escassa, predominando o clima mais quente (boas condições para fazer praia), está sujeito à sazonalidade.
 
No que diz respeito às festividades e romarias do Porto Santo, estas atraem à Ilha milhares de turistas, as Festas de São João, integradas nas Festas do Concelho, ou até mesmo das Festas das Vindimas que, ultimamente, têm vindo a conquistar fama. O programa anual de festividades religiosas realizado anualmente no Porto Santo, Seguindo uma ordem cronológica e destacando somente as mais significativas, a dos Reis e Santo Amaro que são festejados a 6 e 15 de Janeiro. Certamente, este costume já criou raízes profundas e tem vindo a ser mantido ao longo dos tempos, quer através de “heranças culturais” transmitidas de pais para filhos, quer através do prazer que as novas gerações têm vindo a descobrir neste tipo de festividade. Trajados a rigor e de braguinha, rajão ou uma simples pandeireta em punho, alegres grupos de amigos e familiares, que se vão adensando à medida que a noite passa, cantam músicas populares. Digamos que é uma festa “rija” dita à moda madeirense. No entanto, de todas as festividades a mais representativa e aguardada é, sem dúvida alguma, a de São João, o padroeiro da Ilha, e cujas comemorações decorrem de 23 para 24 de Junho, no contexto das Festas do Concelho. Ocorrem também as famosas Marchas Populares, exibindo os seus característicos trajes e coreografias, desfilando pelas principais ruas da cidade. No mês de Agosto, o destaque vai para duas festas religiosas que, pelo simbolismo e tradição conquistados, continuam a mobilizar centenas de fiéis e admiradores. São estas as Festas de Nossa Senhora da Graça e de Nossa Senhora da Piedade, celebradas, em meados (14 e 15) e finais de Agosto (30 e 31). Cumprido o ritual que, em ambas as festas, inclui a procissão, seguem-se os arraiais com comes-e-bebes, petisques tradicionais e muita animação e euforia. As Festas das Vindimas também são celebradas num lagar público com provas de vinho e demonstração do processo do seu fabrico, uma exposição de utensílios relacionados com a vinha e ainda animação musical, com grupos de cantores tradicionais que fazem deste evento um marco memorável no conjunto das festividades porto-santenses.

Na verdade, se estiver interessado em desfrutar de todas as maravilhas do Porto Santo, pode chegar lá por via marítima ou via aérea. A ilha possui um aeroporto internacional, um porto de recreio e uma marina. A partir da ilha da Madeira chega à ilha dourada em cerca de 15 minutos de avião ou 2 horas de barco e, do continente europeu, em pouco mais de 1 hora. Venha daí aventurar-se pelos caminhos e estradas de terra batida e descubra paisagens deslumbrantes e lugares inesquecíveis.

http://www.cm-portosanto.com/pages/homepage.asp Consulte do site da ilha do Porto Santo.