Madeira for us
 
A crise, o acordo ortográfico, a reciclagem, os problemas entre Jardim, Sócrates e, este ano, José Manuel Coelho, desfilaram, hoje de tarde, pelas ruas do Funchal, em mais um cortejo Trapalhão que registou uma adesão significativa. As ruas encheram-se de centenas de pessoas que, pacientemente, aguardaram pela passagem dos diversos grupos. Apesar da realização de diversos cortejos hoje em vários concelhos da Região, tal não retirou afluência de participantes  ao Trapalhão e de visitantes ao Funchal. Para além de residentes, muitos foram os turistas que seguiram atentamente ao desenrolar de todo o cortejo.

Antes do arranque do Trapalhão, a directora regional do Turismo, Raquel França, garantiu que, este ano, o balanço a esta época de Carnaval é "positivo", destacando a adesão das pessoas, tanto ao cortejo de sábado como o de hoje, tendo contribuído, também para tal, o bom tempo.

in: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/253611-politica-e-crise-nao-escapam-ao-trapalhao

Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:

 
Será um grande evento e inédito, tendo em vista a divulgação das ilhas Selvagens. É desta forma que Paulo Oliveira, director do Parque Natural, fala da acção que irá decorrer em Abril, tendo em vista assinalar os 40 anos enquanto Reserva Natural. Este mês, assinalam-se os 21 anos da aprovação do Decreto Legislativo Regional que criou a Área de Protecção Especial das Ilhas Desertas sendo que, em 1995, passou a Reserva Natural, através de um outro Decreto Legislativo. A exemplo de anos anteriores, e por inerência daquelas que são as suas competências, nomeadamente, ao nível da educação ambiental e divulgação, o Parque Natural da Madeira voltará a desenvolver uma panóplia de acções de divulgação relativamente à Reserva.Contudo, este ano, todas as energias estão canalizadas para uma outra data especial, mas desta feita, em relação às Selvagens. Recorde-se que estas ilhas encontram-se legalmente protegidas desde 1971, como Reserva, tendo sido a primeira de Portugal. Em 1978 foram classificadas como Reserva Natural. Desde 1992, são distinguidas com o Diploma Europeu do Conselho da Europa para Áreas Protegidas (reserva biogenética), como reconhecimento do grande interesse do seu Património Natural, bem como do trabalho desenvolvido em prol da Conservação. Integram a Rede Natura 2000, como Zona de Protecção Especial (ZPE) e Zona Especial de Conservação (ZEC). A data é assinalada no final deste ano, mas já este mês serão apresentados um conjunto de acções que visam assinalar a data. O ponto alto será já em Abril. E de acordo com o director do Parque Natural, será «muito alto mesmo», sublinhando Paulo Oliveira que será «uma coisa inédita a nível nacional e eventualmente internacional». Um evento, prossegue, «que pretende divulgar as Selvagens muito longe», embora prefira não levantar mais o véu sobre o assunto.A Reserva Natural das Ilhas Selvagens tem uma área total de 9455 hectares, é delimitada pela batimétrica dos 200 metros e inclui todas as ilhas e ilhéus. Através do estatuto de protecção total são resguardados os ecossistemas de toda a área terrestre (Selvagem Grande, Selvagem Pequena, Ilhéu de Fora e ilhéus adjacentes) e de toda a área marinha adjacente.


“Desertinha” está de regresso à Região
O corpo da “Desertinha”, a emblemática fêmea que ao longo de mais de 20 anos foi uma das principais reprodutoras da reserva de lobos marinhos e que morreu no início do mês de Dezembro de 2008, devido a problemas de saúde, deverá estar de regresso à Região nos próximos dias, já devidamente embalsamado e pronto a ser colocado num «local de grande visitação», segundo confidenciou ao JM o secretário do Ambiente e Recursos Naturais. «Já foi embalsamada e está de regresso à Região para ser exposta num local de grande visitação. Vamos pôr na Madeira um dos exemplares como forma de também divulgar e valorizar o trabalho que é feito nas Desertas», disse, acrescentando que «a principal hipótese» em termos de exposição passa pelo Museu da Baleia, no Caniçal.Quanto às Desertas, em declarações ao JM, Manuel António diz que o decreto regional que instituiu a Reserva traduziu uma opção de «fazer uma boa gestão» do espaço, a exemplo de outros. «Basta pensar que dois terços da Região estão protegidos juridicamente», lembrou.No caso concreto das Desertas, recordou que ali se desenrola um conjunto de actividades com vista a defender e valorizar o património natural “in situ”, tendo destacado o projecto dos lobos marinhos, que é hoje estudado à escala internacional e alvo de colaboração com entidades internacionais. As ilhas são hoje alvo de muita visitação, quer turística quer científica, aproveitando também o melhoramento das instalações que foi feito há poucos anos. «O que se passa lá é um bom paradigma que queremos estender cada vez mais a outros espaços da Madeira». A ideia, diz, passa por criar um «ciclo vicioso positivo», em que «mais ambiente cria maior estímulo à economia, particularmente, através do turismo, e porque se criou emprego e valor acrescentado, também as pessoas sentem-se estimuladas a apostar cada vez mais no ambiente. No fundo, estamos a tratar de desenvolvimento sustentável no arquipélago da Madeira», concluiu.

in: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=17&id=177559&sdata=2011-03-08

Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:
 
Iniciativa promovida pela Autarquia local tem início às 21h30.  

Cerca de 1000 foliões, distribuídos por 11 grupos, integram o Desfile de Carnaval que vai percorrer hoje, a partir das 21h30, as principais ruas da Cidade de Câmara de Lobos.O Município local, entidade que promotora do desfile, destaca este ano a participação da Associação de Animação Geringonça, Unidos pelo Samba e da Malta do Furor. O desfile começa na Avenida Nova Cidade e percorre a Avenida Nova Cidade, Praça da Autonomia, Largo da Republica, Rua Padre Clemente Nunes Pereira, Rua da Carreira e Parque de Estacionamento da Baia de Câmara de Lobos. Após o desfile terá lugar um baile de Carnaval no Mercado Municipal desta cidade.

Grupos participantes:

Turma do Funil - "O Fascínio da Fauna e Flora"
Geringonça - "Amazónia"
Casa do Povo do Estreito - "Arlequins"
Grupo de Câmara de Lobos - "Sonho de um dia"
Casa do Povo do Jardim da Serra - "Anjos e Demónios"
Casa do Povo da Quinta Grande - "Amor de Carnaval é Folia Sem Igual"
CAO - "Floresta Mágica"
Malta do Furor - "Treze anos da Malta quebrando o azar"
Centro Social de Santa Cecília - "Floresta Encantada"
Grupo de Expressão Musical e Dramática Sempre Jovem - "S.J Um Planeta Diferente"
UPS - Unidos pelo Samba - "Duendes" 

in: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/253474-cidade-de-camara-de-lobos-acolhe-hoje-desfile-de-carnaval

Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:
 
Cor e muita criatividade foram pontos fortes no cortejo alegórico do Funchal. Milhares de pessoas vestiram os seus fatos repletos de fantasia, luz e cor e vieram desfilar no centro do Funchal. Abaixo deixamos algumas fotografias do cortejo retiradas do site do diário de notícias:  http://www.dnoticias.pt. É-nos possível comprovar através das mesmas que o carnaval funchalense, com um pequeno toque brazileiro, com muito samba e cor reacenderam a magia do Funchal, levando os espectadores a assistir a um verdadeiro espectáculo!

Madeira é para ti e para mim!
Inté! (: