Madeira for us
 
Uma das grandes vozes madeirenses é sem sombra de dúvida Vânia Fernandes que literalmente "canta e encanta". Como um dos seus projectos deixo aqui a música "Senhora do mar" cujo videoclip vem demonstrar a beleza da ilha da Madeira, uma autêntica senhora do seu mar! A ilha da Madeira para além de ter paisagens exuberantes e de cortar a respiração, tem muito bons artistas que merecem no mínimo o nosso respeito e carinho e um deles é Vânia Fernandes.

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!
 
Do riquíssimo instrumentário usado na música popular madeirense destacam-se sobretudo os cordofones de mão e muito particularmente os de caixa em forma de oito, nomeadamente o Machete (também conhecido, entre outras designações, por Braguinha), o Rajão, a Viola de arame e a Viola Francesa (ou de seis cordas simples).

De todos estes instrumentos o Machete é provavelmente o mais popular e o seu uso encontra-se documentado desde a primeira metade do século XIX. Segundo o importante testemunho do inglês Robert White, que visitou a ilha da Madeira por volta de 1850, ficamos a saber que: Os habitantes da Madeira gostam apaixonadamente de música. Os instrumentos mais comummente usados são o Machete, a "guitarra espanhola" (viola francesa), a guitarra, ou a velha guitarra inglesa, com seis cordas duplas de metal, e o violino (rebeca).


Vai um “brinquinho”?

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!


Picture
 
Picture
 
A Prova Meeting de Parapente da Madeira é um evento que dura 5 dias, organizado pela Associação de Voo Livre da Madeira, onde muitos pilotos de vários clubes regionais, nacionais e internacionais podem participar na empolgante aventura. Este evento acontece em vários pontos da ilha que oferecem boas condições de voo e vistas maravilhosas como o Cabo Girão, Canhas, Arco da Calheta, Chão da Lagoa, Funchal, Seixal e Rabaçal: uma aventura de parapente.

Para evitar desapontamentos ou ferimentos eis alguns requisitos e recomendações:

*Cada piloto deverá ter o brevet e o seguro em dia;
*Ser capaz de aterrar em espaços pequenos;
*Botas de parapente e capacete são altamente recomendados.

Para mais informações e inscrições envie um e-mail para: [email protected]
APAREÇA!

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!
 
Picture
Beaches or mountains, outings or adventure, fauna or flora: Madeiras natural diversity means theres no end of choice for visitors

Inté!
Madeira is for you and me!

 
"Madeira is the perfect spot for sun-lovers and those who enjoy the great outdoors, nature and life. Comprising the island from which it takes its name, Porto Santo and the Desertas (Desert) and Selvagens (Savage) Islands, the archipelago of Madeira is a destination where, despite its proximity to home, you'll feel as though you're setting off to explore a far-flung world."

Inté!
Madeira is for you and me!

 
Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!
 
Por: Pedro Teixeira

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!

 
Feito por um turista, que se encantou com a ilha!

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!
 
Feira Regional acontece este fim-de-semana e põe em evidência a realidade favorável ao produtor, conforme afirmou a dirigente da Casa do Povo.
 
A Urbanização Santa Teresa, nos Canhas (Ponta do Sol), acolhe este fim-de-semana uma nova edição da Feira Regional da Cana-de-Açúcar, que terá início hoje, pelas 15h, com um torneio de futebol em homenagem a Fernando Azevedo. A abertura oficial está marcada para as 18h, e será presidida pelo secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia. Num dia em que também está agendado um concurso de talentos, estão previstas ainda as actuações do Grupo de Folclore da Ponta do Sol e dos grupos da Casa do Povo “Canta Comigo” e “Núcleo de Violas e Flautas”. O primeiro dia encerrará com a banda madeirense Kontraband, às 22h. Amanhã, domingo, a VI Feira Regional da Cana-de-Açúcar prossegue com a Feira Cores, pelas 10h, e contará com momentos musicais pelos Grupos da Casa do Povo: “Grupo Coral e Instrumental”, “Núcleo de Acordeões” e pela Banda Fixe. Está também programada a subida ao palco do Grupo de Teatro.
No segundo dia, este evento ficará marcado pela visita do presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, que irá discursar e, depois dessa intervenção, terá lugar a entrega de prémios aos melhores produtores de cana-de-açúcar da Madeira e dos prémios do Concurso de Artesanato. O encerramento desta iniciativa está marcado para as 21h. Refira-se que o Mercado dos Agricultores vai funcionar este fim-de-semana nesta feira, no sábado, das 18h às 00h, e no domingo, das 10h às 21h.
Organizada pela Câmara Municipal e pela Casa do Povo da Ponta do Sol, pela Sociedade de Engenhos da Calheta e pela Fábrica Mel-de-Cana do Ribeiro Sêco, esta VI Feira Regional da Cana-de-Açúcar continua a ter grande importância para este concelho, conforme referiu ao JORNAL da MADEIRA Teresinha Santos, a presidente da Casa do Povo da Ponta do Sol indicou que, «já desde João Esmeraldo - um dos maiores produtores desta planta - no início do século XV, que a cana-de-açúcar se cultiva muito nesta localidade, não só como fonte de riqueza (venda do mel, açúcar, aguardente), mas também para aproveitar os sabugos e a palha para o gado». A dirigente reconhece que hoje não há essa importância, por não haver tanto gado, mas afiança que a cana continua a ser uma fonte de riqueza para muitos produtores.
«Quem visitar esta feira poderá encontrar mel-de-cana (e malassadas para acompanhar), bolos de mel, aguardente e até sumo de cana», mencionou ainda Teresinha Santos.

CD com despiques e temas tradicionais madeirenses será lançado esta tarde.

A VI Feira Regional da Cana-de-Açúcar acolherá o lançamento do CD da Série Despiques da Madeira, amanhã, às 16h15, no Centro Cultural e Desportivo dos Canhas. O promotor desta iniciativa, José Alberto Teixeira Reis, adianta tratar-se de um trabalho que engloba despiques e canções tradicionais madeirenses, «num álbum composto por nove temas, cinco dos quais são despiques que, como o próprio nome indica, foram improvisados no estúdio de gravação». O CD contém ainda um tema do Bailinho, a rapsódia com todas as melodias das cantigas tradicionais do Espírito Santo, das Paróquias de Nossa Senhora da Luz e do Cristo Rei, Ponta do Sol. Um trabalho que conta com as vozes dos cantores populares João Evangelista e Nélson Abreu (ambos da Ponta do Sol), Conceição e Ângela (da Serra d’ Água), Silvestre, Agostinha e Aldora, de Câmara de Lobos. É uma compilação de vários temas gravados, mas nunca editados, ao longo dos últimos 15 anos nos estúdios Paulo Ferraz e Acorde Infinito, tendo contado ainda com a colaboração do músico Mário André, Ricardo Dias, David Sebastião, Márcio Santos, Paulo Santos, Roberto Moniz e Slobodan.  

Sofia Lacerda

Madeira