Madeira for us
Picture
Picture
São Vicente é um município da Ilha da Madeira, o qual possui uma sede na freguesia homónima, tendo como freguesias a Boaventura e a Ponta Delgada. Uma pequena curiosidade acerca deste concelho é o facto do ilustre escritor madeirense Horácio de Bento Gouveia ter nascido cá, nomeadamente na freguesia da Ponta Delgada. Provavelmente, o povoamento de São Vicente ocorreu por meados do século XV. Os primeiros locais a serem povoados terão sido: São Vicente e Ponta Delgada. O progressivo aumento da sua população terá contribuído para o desmembramento de São Vicente da capitania de Machico, sendo elevada a vila e sede de concelho, por alvará régio de 23 de Agosto de 1774. Em 1835, uma reestruturação conduziu ao aparecimento de dois novos municípios, Santana e Porto Moniz, o que fez reduzir a área do concelho de São Vicente. Porém, esta situação durou pouco, já que por decreto, em 1867, São Vicente regressa à extensão inicial. Novamente, em 1898, com o restabelecimento dos municípios extintos, o concelho volta à actual área. Porque é que se chama, então, “São Vicente”? A atribuição deste nome deve-se ao facto de que, segundo a lenda, este santo terá aparecido na cova de um rochedo, à foz da ribeira, de modo a que lhe edificaram uma capelinha, sendo um santo de grande devoção. Quanto às suas características climáticas, São Vicente possui um clima oceânico, com uma temperatura média que ronda os 24ºC no Verão e os 17ºC no Inverno. Relativamente ao relevo apresenta uma morfologia bastante acidentada, tendo algumas elevações com altitudes superiores a 1000 metros. Como recursos hídricos, são de destacar a ribeira de São Vicente e a Ribeira Grande. E que atracções turísticas podemos encontrar em São Vicente? São Vicente, visto estar situado na costa norte da ilha, reúne excelentes condições para os praticantes de surf (o mar desta costa é bastante mais agitado do que o da costa sul). Inaugurado em Setembro de 2004, o complexo balnear de São Vicente disponibiliza agora uma série de infra-estruturas de apoio aos desportos náuticos, bem como restaurante e bar, solário e uma promenade com 620 metros que liga o Varadouro à Baía dos Juncos.   Não pode perder também a visita às famosas Grutas de São Vicente, que, de origem vulcânica, são constituídas por uma série de tubos de lava, resultado duma erupção que ocorreu há cerca de 400 mil anos. Este conjunto de "túneis vulcânicos" apresenta um desenvolvimento total de mais de 1000 metros e é o maior que se conhece, até agora, na ilha da Madeira. O percurso pedestre tem uma extensão de 700 metros, que são percorridos em cerca de trinta minutos, sendo o desnível máximo de cerca de 19 metros. No interior pode admirar estalactites vulcânicas, acumulações de lava, conhecidas por "bolos de lava", e o "bloco errante" (pedra transportada pela lava e que ficou presa, devido às suas dimensões, no interior de um dos canais de lava). Um verdadeiro e deslumbrante passeio pelas entranhas da terra a não perder!

http://www.cm-saovicente.pt/ Consulte o site da Câmara Municipal de São Vicente.
Picture
Boaventura é uma das freguesias do concelho de São Vicente. É uma freguesia essencialmente rural, composta na sua maior parte por terrenos agrícolas. À medida que se avança para Sul, a freguesia torna-se mais montanhosa, sendo particularmente abrupta na sua fronteira com as Canhas.  Aqui praticam-se actividades económicas nos seguintes sectores: Agricultura (vinha, vimes e banana), comércio, serviços, indústria (construção civil, hotelaria, panificação, extracção de inertes, areia, transformação de madeira) e apicultura. Relativamente a Festas e Romarias, temos: Festa de Natal, Santa Quitéria (4.º domingo de Maio), Santíssimo Sacramento (3.º domingo de Agosto), Imaculado Coração de Maria (2.º domingo de Setembro - Fajã do Penedo), Santíssimo Sacramento (3.º domingo de Setembro - Fajã do Penedo) e Sagrada Família (3.º domingo de Julho - Falca). A freguesia da Boaventura tem como património a Igreja matriz (Santa Quitéria), Igreja do Imaculado Coração de Maria (Fajã do Penedo) e Capela da Sagrada Família (Falca). Outros Locais que podemos visitar nesta freguesia são: Solar de Boaventura, Solar da Silveira, Engenho da Cana, Praia, Pedra que Mexe no Pico, Paisagens Naturais, Lugar do Pico e miradouros da Levada da Travessa, do Pico e do Pastel. Quanto à Gastronomia, aqui merenda-se: Carne-de-vinho e alhos, sopa de trigo pisado, milho malhado, batata de pimpinela, pão caseiro, espetada, maçaroca cozida e assada. No que toca ao Artesanato, podemos encontrar outra actividade aqui praticada: Obras de vime, bordados, trabalhos decorativos com miolo de pão, artefactos em madeira, sapateiro, tanoaria e tapeçaria de retalhos. Temos como colectividades: a Casa do Povo de Boaventura, Associação Cultural e Desportiva de Boaventura, Grupo de Animação e Grupo de Instrumentos Tradicionais Madeirenses.
Picture
Ponta Delgada é uma outra freguesia do concelho de São Vicente. Gaspar Frutuoso, no final do século XVI, descreveu que esta freguesia "...era assim chamada por ser ali hum passo muito perigoso, que se passa por cima de dois paus, que atravessam de uma rocha a outra, e em tanta altura fica o mar por baixo que se perde a vista dos olhos." Aqui praticam-se actividades económicas como: Agricultura (vinha), comércio, serviços, indústria (turismo, construção civil, serralharia, transformação de madeira, hotelaria), apicultura e floricultura. No que diz respeito a Festas e Romarias, temos: Senhor do Bom Jesus (1 de Janeiro), Imaculado Coração de Maria (2.º domingo de Agosto), Santíssimo Sacramento (1.º domingo de Setembro - Arraial de Ponta Delgada) e Festa de São Silvestre. O seu Património remete-nos para: a Igreja matriz (futuro santuário do Bom Jesus), Capela do Imaculado Coração de Maria, Capela dos Reis Magos e Centro Paroquial e Social Bom Jesus. Temos ainda outros Locais a visitar, como: Museu D. Hilária Freitas, Casa Museu Horácio Bento Gouveia, Casa do Pico, Casa do Romeiro, Piscina de água salgada, Miradouros e Paisagens Naturais, Casa Paroquial, Casa da Vigia, Varadouro, Casa da Capelinha, Estalagem Côrte do Norte e Poço dos Romeiros. Relativamente à Gastronomia desta freguesia: Caldeirada, Sopa de Marisco (lapas), Bolo de mel e licores. Em relação ao Artesanato: Tecelagem, rendas e bordados, sapateiro, ferreiro, artigos decorativos em pano, bonecos de Presépio com âmago da figueira e do milho. Por fim, as suas colectividades são: Casa do Povo de Ponta Delgada e Associação Desportiva e Recreativa de Ponta Delgada.