Madeira for us
Picture
Picture
O Porto Moniz é um pequeno município da Ilha da Madeira, com sede na freguesia homónima. Tem 82,6 km² de área e 2 762 habitantes (dados de 2004), e está subdividido em quatro freguesias: Ribeira da Janela, Seixal e Achadas da Cruz. Este é limitado a leste pelo município de São Vicente, a sul pela Ponta do Sol e a sudoeste pela Calheta. O concelho foi criado em 31 de Outubro de 1835, mas esteve suprimido entre 1849 e 1855, entre 1867 e 1871 e entre 1895 e 1898. Não se sabe a época precisa em que começou a sua primitiva colonização, mas não deve ter sido muito depois do princípio do século XV. Francisco Moniz, o Velho, é dado como um dos seus mais antigos povoadores, devendo, porém, entender-se que foi ele um dos primeiros que ali teve terras de sesmaria e o primeiro que neste lugar constituiu um núcleo importante de moradores com a fazenda povoada que estabeleceu e com a capela adjunta que fundou. Francisco Moniz era de ascendência nobre e natural do Algarve, dizendo alguns linhagistas que casara nesta ilha com Filipa da Câmara, filha de Garcia Rodrigues da Câmara, que era filho natural do descobridor João Gonçalves Zarco, o comandante de barcas que descobriu a Ilha do Porto Santo (1418), com Tristão Vaz Teixeira; depois a Ilha da Madeira, com Bartolomeu Perestrelo (1419). Quanto às atracções turísticas, a principal atracção desta vila da costa Norte, é, sem dúvida, as piscinas naturais, que se 'deitam' entre bizarras rochas de lava e que são enchidas pela maré com águas cristalinas. Não só pelas excelentes condições de banho que oferecem, mas também pela sua extrema beleza, estas piscinas são ideais para relaxar, nadar, apanhar sol ou apenas para uma visita. Aqui a praia foi pensada para todos: o complexo balnear conta com um parque infantil e acessos para deficientes. O espaço é vigiado por cinco nadadores-salvadores e oferece excelentes condições: balneários com cacifos para guardar os bens pessoais, excelentes condições de higiene, parque de estacionamento, bar e posto de primeiros-socorros. Um sítio a não perder, principalmente porque a viagem até lá é simplesmente deslumbrante!

http://www.portomoniz.pt/ Consulte o site da Câmara Municipal do Porto Moniz.
Picture
A freguesia da Ribeira da Janela oferece uma das vistas mais bonitas sobre a costa norte da ilha da Madeira. Com uma zona alta desconhecida de uma boa parte dos próprios madeirenses, a Ribeira da Janela apresenta uma construção cuidada e tradicional, num ambiente de grande calma e sossego. O seu nome proveio pelo facto de, a cerca de 100 metros da foz da ribeira, se erguer um ilhéu que apresenta uma abertura. Uma abertura que parece uma janela aberta, daí dar origem do nome daquela ribeira. Em relação às actividades económicas, sobressaem principalmente a agricultura, alguns serviços e casas de turismo no espaço rural, comércio, indústria (energia eléctrica). O seu clima é algo imprevisível. No Verão,  as temperaturas são um pouco altas. E, no Inverno um pouco rigoroso, devido à sua proximidade com o planalto do Paúl e devido à sua altitude, embora a freguesia comece ao nível do mar. Quanto às suas Festas e Romarias, temos: Nossa Senhora da Encarnação (25 de Março), Festa do Senhor (segundo domingo de Agosto), Santo António (último domingo de Julho) e Nossa Senhora de Fátima (segundo domingo de Maio). Relativamente ao seu Património, referimos a Igreja matriz e Capela de Nossa Senhora da Encarnação, cujas pode visitar, além dos Ilhéus da Foz da Ribeira, Fanal (zona verde e de lazer), Lagoa do Fanal (cratera de vulcão), veredas, Levada dos Cedros (Património Mundial), parte da ribeira que liga a Paul da Serra e Central Eléctrica da Ribeira da Janela. Aqui, a gastronomia é combinada com: Batata murcha com peixe-espada frito, batata cortada com feijão e maçarocas (milho). No Artesanato, pratica-se a Tanoaria, e quanto às suas colectividades temos os “Amigos das Serras do Fanal”.
Picture
A freguesia do Seixal é conhecida como a Terra das Trutas, pois a nível gastronómico um dos pratos mais característicos desta localidade é truta com molho de vilão. No domínio das actividades económicas, assenta sobretudo na agricultura, viticultura, comércio, indústrias de hotelaria e da construção civil, turismo e fruticultura. Na agricultura, fazemos um destaque para o incremento que está a ser feito no domínio da vinha, cuja produção está a ser utilizada para a feitura de vinhos de mesa de grande qualidade, como o Seiçal. Tem como Festas e Romarias: Santo Antão (17 de Janeiro) e Santíssimo Sacramento (penúltimo Domingo de Agosto). O seu Património é a Igreja matriz e Capela de Santo Antão. Locais a visitar nesta freguesia são: Chão da Ribeira (vale florestal de Laurissilva), Fanal (zona verde com árvores milenares), Piscinas naturais de água salgada, Cais de Pesca do Seixal, Cascata do Véu da Noiva e seu miradouro e percurso rodoviário entre Seixal e S. Vicente. A sua gastronomia baseia-se na: Semilha ou batata murcha, bolo de mel, arroz de lapas e trutas à Justiniano. Quanto ao artesanato, aqui pratica-se a actividade da tapeçaria, bordados e sapateiros. A sua principal colectividade debruça-se sobre o Clube Naval do Seixal.
Picture
Achadas da Cruz é uma das freguesias do concelho do Porto Moniz. Sendo uma freguesia pequena, as Achadas da Cruz assentam nas actividades económicas: agricultura e pecuária. Atente-se para a realização anual da tradicional Feira do gado, onde existe um recinto próprio para a realização do evento. A principal actividade económica aqui praticada é a agricultura, mas também a agro-pecuária e o comércio. A sua festa/romaria é a da Nossa Senhora do Livramento (1 de Maio), tendo como Património a Capela da Nossa Senhora do Livramento. Os locais que podemos visitar nesta freguesia são: Capela de Nossa Senhora do Livramento, Jardim Padre Câmara, Teleférico, Calhau das Achadas, Levada do Moinho, Vereda do Calhau das Achadas,  Quebrada do Negro e Quebrada Nova (com miradouro natural) e Levadas do Moinho (quedas de água). Relativamente à gastronomia, esta é praticamente comum a todas as regiões da Ilha da Madeira. E, por fim, quanto ao Artesanato, aqui realizam-se trabalhos em vime.