Madeira for us
Picture
Calheta: A Calheta é uma zona encantadora à beira-mar com uma praia de areia concebida pelo homem, bares, balneários, primeiros-socorros e uma grande marina. Esta praia oferece uma grande variedade de actividades náuticas (canoagem, aluguer de pranchas de windsurf e catamarans) e águas mornas e cristalinas. A areia que aqui se encontra foi trazida de Marrocos e, numa quantidade bastante mais reduzida, da Figueira da Foz. Na avenida principal que dá acesso à praia encontra bons restaurantes especializados em peixe. Estes restaurantes servem iguarias como as grelhadas mistas de peixe, pratos fresquíssimos com os mais variados frutos do mar e especialidades locais que podem ser acompanhadas com um bom vinho branco fresquinho ou um 'shandy' (cerveja com 7'Up). Uma vez que aos fins-de-semana esta praia costuma ser bastante procurada (afinal de contas é uma das poucas praias de areia na ilha), recomendamos que a visite durante a semana no caso de preferir mais privacidade.
Jardim do Mar: E eis-nos chegados ao paraíso dos surfistas! O Jardim do Mar, com as suas praias Portinho, Enseada e Ponta Jardim, tem sido eleito por aqueles que procuram fugir à confusão citadina do Funchal. Estas praias ganharam uma dimensão diferente nos panoramas nacional e internacional com a realização do Campeonato Mundial de Surf, que tem espalhado o nome do Jardim do Mar pelos quatro cantos do globo. Durante quase todo o ano é possível assistir às acrobacias dos surfistas na “Ponta Jardim”. Sem contar com quaisquer infra-estruturas, o Jardim do Mar atrai principalmente pela sua paisagem envolvente e pelo seu isolamento. Aqui é só você, o mar e as montanhas.
Paúl do Mar: Este não é definitivamente um bom exemplo de praia. Não tem nadador-salvador, estacionamento, serviço de restauração, casa de banho, posto de primeiros-socorros, balneários, cacifos, não dispõe de infra-estruturas adequadas aos visitantes. Por esta altura deve estar a pensar o que faz uma praia destas listada aqui? Não se esqueça que não há 'bela sem senão' ou, neste caso, 'senão sem bela'. De facto, a praia do Paúl do Mar, também conhecida como a praia da Ribeira das Galinhas, é ideal para quem procura um local tranquilo. Com excelentes condições para apanhar sol, esta praia tem a vantagem de nunca estar demasiado cheia. Outro dos públicos que prefere esta praia é o que se dedica à pesca desportiva. Os alvos são maioritariamente o bodião e, junto às rochas, as famosas lapas! Passe aqui um dia longe do 'stress' citadino!