Madeira for us
Picture
Picture
Santa Cruz é um município localizado na Ilha da Madeira, na costa sudeste, encontra-se situado numa encosta de altos montes, possuindo uma distância mínima de 5 km em relação a Machico e ainda 18 km da capital madeirense. Possui 81,5 km² de área e 37 121 habitantes, encontrando-se este subdividido em cinco freguesias, são elas: Gaula, Camacha, Santo António da Serra, Caniço e, finalmente Santa Cruz. Considera-se que a povoação de Santa Cruz é uma das mais antigas de toda a ilha, datada dos inícios do século XV. O concelho foi criado em 26 de Junho de 1515, sendo só depois elevado à categoria de cidade a 2 de Agosto de 1996, devido ao seu demorado e conseguido desenvolvimento relativamente ao comércio e serviços. Este encontra-se limitado na direcção norte pelos municípios de Santana e Machico, a oeste pelo Funchal e a sudeste faz fronteira com o Oceano Atlântico.  Relativamente às Ilhas Desertas, estas localizam-se a sul da ilha da Madeira, fazendo parte deste concelho. É de realçar que é nesta cidade que se localiza o Aeroporto Internacional da Madeira, mais precisamente na Zona da Água de Pena. Hoje em dia, Santa Cruz comemora o seu dia a 15 de Janeiro, não como data referenciada a nenhum marco histórico, visto que não há informação sobre a sua fundação como freguesia mas por aquela data ser a festividade em Honra do Senhor Santo Amaro, Santo este venerado com muita fé e crença não só pelas gentes desta freguesia, mas de toda a Ilha.   

http://www.cm-santacruz.pt/ Consulte o site da Câmara Municipal de Santa Cruz.
Picture
Gaula, também freguesia portuguesa do concelho de Santa Cruz, conta 7,07 km² de área e 3 092 habitantes. Localiza-se a uma latitude 32.667 (32°40') Norte e a uma longitude 16.81667 (16°49') Oeste, estando a uma altitude de 202 metros. Gaula tem uma estrada que liga ao Funchal e a Machico. A actividade predominante nesta freguesia é a agricultura. É banhada pelo Oceano Atlântico a sul e tem montanhas a norte. Dizem que o nome da freguesia de Gaula surge de influências dos romanos de cavalaria. Nomeadamente do romance "Amadis de Gaula".  Durante a sua história, a freguesia albergou várias famílias senhoriais, tais como Lançarote Teixeira de Gaula. Contudo, entre os povoadores contam-se portugueses, representantes das várias classes sociais de então, isto é o clero, nobreza e povo.  As mais antigas referências documentais respeitantes à freguesia de Gaula remontam ao ano de 1509, altura esta em que o Rei D. Manuel concedeu a criação da capela de Santa Maria da Luz. Actualmente a freguesia conta com duas paróquias: a de Nossa Senhora da Luz e da Achada de Gaula.  Esta freguesia é caracterizada por ter duas escolas e um campo polidesportivo muito conhecido pelos mais jovens. Saliente-se que Gaula possui um mercado agrícola. Esta foi a freguesia escolhida para acolher o centro de formação da Associação de Futebol da Madeira. Este projecto tem como principal finalidade receber jogos de escalões de formação, quer da Madeira, quer da própria selecção Nacional.
Picture
Caniço, freguesia de Santa Cruz, com 12,00 km² de área e 11 586 habitantes (2001). Localiza-se a uma latitude de 32.633 (32°38') Norte e a uma longitude de 16.85 (16°51') Oeste, estando a uma altitude de metros. É banhada pelo Oceano Atlântico a sul e possui algumas montanhas a norte. Foi elevada à categoria de vila a 18 de Abril de 2000 e, consequentemente de cidade a 9 de Junho de 2005. Relativamente ao clima do Caniço, este é essencialmente quente ao longo de todo o ano, com raras vagas de frio. É pouco ventoso, daí a sensação térmica mais baixa que em outras freguesias com o mesmo clima. Antigamente, a plantação da cebola na Madeira quase que se restringia a esta freguesia, sendo nela muito considerável a sua cultura. Actualmente ainda é a localidade que mais abundantemente produz este género agrícola, mas o seu cultivo está actualmente bastante reduzido. Chegou a produzir grandes quantidades, destinados na sua quase totalidade à exportação. Actualmente ficaram vestígios dessa implementação com a festa anual da cebola com várias iniciativas de carácter cultural, recreativo e desportivo a terem lugar nesta freguesia e a serem organizadas pela Junta de Freguesia do Caniço. Existe ainda uma pequena indústria local, que se pode considerar originária desta freguesia e que consiste no fabrico de chapéus feitos de folha de palmeira, usados pelos homens do povo. Têm em consistência e grande duração o que lhes falta em elegância e maleabilidade. Além da levada da Serra, é o Caniço irrigado pelas levadas do Pico do Arvoredo, de Baixo e da Azenha, sendo cada um destes mananciais provenientes da Camacha. Esta freguesia é atravessada por uma ribeira, que tem diversos nomes segundo as localidades ou sítios por onde passa e que nasce também na freguesia da Camacha. Tem um pequeno porto, nos Reis Magos, onde existe um pequeno desembarcadouro na Ponta da Oliveira.

Picture
Camacha, freguesia portuguesa do concelho de Santa Cruz, com 19,58 km² de área e 7 991 habitantes. Localiza-se a uma latitude 32.7 (32°42') Norte e a uma longitude de 16,84 (16°49'20") Oeste, estando a uma altitude de aproximadamente 700 metros. Esta freguesia possui uma estrada que liga Funchal e Santo António da Serra. A sua actividade principal é, primordialmente a agricultura. Situada no interior da Ilha da Madeira, possui uma área montanhosa a norte. Foi elevada à categoria de vila em 1994. Esta freguesia é particularmente conhecida pelo seu folclore, pelo que possui sete colectividades folclóricas, que para além de bailar e cantar, acabam por animar conjuntamente as festas e dinamizam actividades extra neste concelho, ou seja, em Santa Cruz. A Camacha é uma das mais rurais e pitorescas vilas da Madeira. É conhecida em todo o mundo pela indústria de cestas de vime e coloridas tradições folclóricas. A Achada da Camacha é o local onde foi pela primeira vez jogado futebol em Portugal em 1875. Com efeito, em 1815, o jovem estudante britânico residente na Madeira, Harry Hinton, foi o primeiro a introduzir o futebol e as suas regras aos amigos.
Picture
Santo António da Serra, comummente simplificado para Santo da Serra, é uma freguesia portuguesa do concelho do Machico e Santa Cruz, pois encontra-se dividido. Possui 8,65 km² de área e 1 355 habitantes. Localiza-se a uma latitude 32.71667 (32°43') norte e a uma longitude 16.81667 (16°49') oeste. A sua principal actividade é igualmente a agricultura desde há muito tempo, beneficiando assim de terrenos férteis e verdejantes que se encontram um pouco ao longo de toda a freguesia. Um dos principais produtos agrícolas é o pêro, para além de outros fins, é usado para produzir a sidra que é uma bebida refrescante, apreciada e afamada pelos turistas. No primeiro fim-de-semana de Setembro realiza-se a Mostra anual da Sidra onde se pode verificar o processo completo de transformação do pêro em sidra É banhada pelo Oceano Atlântico a sul. Tem montanhas a este, sul e oeste. Encontra-se a uma altitude de 667 metros. Santo António da Serra caracteriza-se essencialmente pelo romantismo das belas paisagens, pela abundância da vegetação e clima agradável que atraem muitos visitantes. Desde 1933 que se pratica golfe nos terrenos do Hotel-Pousada da Serra. Depois em 1988 foi construído um novo campo de golfe desenhado pelo famoso arquitecto Robert Trent Jones. As espectaculares vistas das montanhas e a sua localização prestigiada fazem do Santo da Serra um local preferido por golfistas profissionais e é lá que acontece o Open da Ilha da Madeira desde Janeiro de 1993. Hoje em dia, acontece todos os anos em Março. Como já aqui foi referido o Santo da Serra encontra-se dividido em dois concelhos, são eles : Santa Cruz e Machico. É de realçar que, a poncha, bebida tradicional da Madeira, encontra-se também muito divulgada no Santo da Serra, pois esta freguesia apresenta diversos estabelecimentos típicos que produzem esta bebida que atrai muitos clientes de toda a ilha e não só.