Madeira for us
 
"1 de Janeiro é uma data histórica para a primeira cidade do século XXI Santana, localidade que durante muitos anos foi inacessível por mar e terra, a sede de concelho conservou características singulares, isentas de influências exteriores.

O seu cariz popular acentua-se sobretudo na arquitectura: casas coberta de colmo, de duas águas, sobre estruturas de madeira, conhecidas por palhaças. Considera-se que estas construções sejam vestígios das primitivas estruturas feitas de madeira e de colmo. Estas casas, hoje em dia, são um autêntico ex-líbris da freguesia e mesmo da Região, muito utilizada na divulgação turística. Estas continuam a ser o principal símbolo de Santana, daí que a autarquia tenha construído mais destas casas típicas nos jardins envolventes ao edifício sede municipal.

Santana possui uma das mais pitorescas e encantadoras paisagens de toda a ilha, disposta na sucessão de montanhas entre a agreste cordilheira central e o mar do norte, estendendo-se num planalto onde se encontram as habitações. O nome da freguesia advém da invocação à sua padroeira Santa Ana. Foi esta freguesia que passou a cidade a 1 de Janeiro de 2001.

Para assinalar a efeméride a autarquia preparou um programa que se inicia nos primeiros segundos do dia 1 com o lançamento de fogo-de-artifício, onde não faltará o espumante e bolo de aniversário. Depois, para descontrair e eliminar alguns excessos, haverá um baile comemorativo. Tudo isto numa tenta montada para o efeito ao lado do edifício dos Paços do Concelho.

Às 17 horas a igreja matriz da cidade acolhe a missa de Acção de Graças. Esta cerimónia será presidida pelo vigário geral da Diocese do Funchal, José Fiel Sousa e co-celebrada pelo pároco de Santana, José Afonso Rodrigues., sendo solenizada pelo grupo coral da Casa do Povo de São Roque do Faial. Pelas 18:30 horas terá lugar a sessão solene comemorativa no Salão Nobre, cerimónia que será presidida por Miguel Mendonça, presidente da Assembleia Legislativa e presidente da Assembleia Municipal, contando com a presença do secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos.

Pelas 19:30 horas terá lugar o concerto comemorativo do aniversário da cidade e de Ano Novo, a cargo da Banda Municipal de Santana no salão paroquial da localidade."

Fonte: Jornal da Madeira

in: http://www.netmadeira.com/noticias/madeira/2010/12/30/santana-assinala-dez-anos-de-elevacao-a-cidade



Leave a Reply.