Madeira for us
 
Cinco alunos do 12º ano da Escola Secundário Francisco Franco desenvolveram um projecto alusivo à Cultura madeirense no âmbito da disciplina de Área de Projecto. O trabalho sob orientação da docente Andreia Brazão reúne elementos tradicionais madeirenses como o Vinho Madeira e os bordados típicos, produtos em vime, flores e plantas endémicas, artesanato (trabalho em anexo).

A par do trabalho e, para valorizar os referidos elementos, o grupo de alunos decidiu promover um evento intitulado 'Made in Madeira.' A iniciativa, sob a forma de festa temática, decorre hoje, a partir das 23h30, no Yacht Bar Marina. Entre os produtos regionais representados contam-se o Vinho Madeira, com destaque para a vertente do Madeira com gelo e a poncha. O espaço vai estar decorado com elementos alusivos aos conhecidos Carreiros do Monte. Para a concretização do projecto, os alunos contaram com a colaboração da Madeira Wine Company, o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, bem como com a empresa Carreiros do Monte.

“[A iniciativa tem por] único objectivo promover a excelência da nossa ilha, e propulsionar o nosso mercado turístico, consciencializando as pessoas e os futuros cidadãos de que esse sector sustenta em muito a nossa economia e que por isso devemos fazer a nossa quota parte para promovê-lo”, lê-se na nota enviada pelos alunos ao DIÁRIO.

in: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/264552-made-in-madeira
 
O Caniço recebe nos próximos dias 20, 21 e 22 de Maio a XIV Festa da Cebola. A abertura oficial do certame está marcada para as 20 hora da sexta-feira, dia 20, com a visita das entidades oficiais aos pavilhões expositores e a actuação da Banda Filarmónica do Caniço e Eiras.

Apareça! :D

Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:
 
A ilha está no seu auge de cor, luz, fantasia e beleza. Afinal de que está à espera? Visite-nos!


Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:
 
A empresa produtora de vinhos Duarte Caldeira e Filhos – Seixal Wines,Lda começou a comercializar o ' Terras do Avô Branco Grande Escolha 2010'. Trata-se de um vinho obtido a partir da casta Verdelho da Madeira, a partir do qual foram produzidas 3.600 garrafas de 0,750 L, na Adega de São Vicente, propriedade do IVBAM, apresentando uma curiosidade: é o primeiro vinho a ostentar o selo da marca Madeira. É também o primeiro vinho branco deste produtor, classificado como Grande Escolha e que, ainda continuará a sua evolução em garrafa, pelo menos por mais cinco anos.

As notas de prova escritas pelo enólogo consultor Paulo Laureano que, conjuntamente com o enólogo João Pedro Machado, realçam que os “tons citrinos, revelam um aroma de intensas notas minerais e elegantes percepções tropicais a recordarem uma mescla de maracujá e ananás", e que "na boca o vinho mostra uma enorme frescura, uma estrutura marcante e uma grande complexidade que mostram o Verdelho da Madeira em todo o seu esplendor”.

in: http://www.dnoticias.pt/actualidade/economia/264043-novo-terras-do-avo-chega-ao-mercado

Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:
 
A Juventude Social Democrata de Machico, em colaboração com o núcleo da JSD do Caniçal, dedicou a manha de Sábado (7 de Maio) à limpeza da serra do Caniçal. O local escolhido, segundo disse André Belo ao nosso jornal, teve a ver com o facto de a população de Machico escolher aquela zona para fazer piqueniques aos fins-de-semana. O fim-de-semana da Páscoa foi um deles, sendo que os cerca de 15 elementos envolvidos na acção acharam por bem ir limpar a sujeira deixada por alguns dos utilizadores do local. Com esta acção promoveu-se uma maior sensibilização, da população em geral, para a protecção do meio ambiente e toda a sua envolvência. André Belo afirma que a próxima iniciativa terá lugar ainda antes do início da época balnear na praia de Machico.

in: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=183163&sup=0&sdata=

O Caniçal está agora mais limpo e mais "bonito" para que todos os turistas possam desfrutar destas paisagens únicas na ilha, pois são as mais áridas e com um relevo muito característico!

Madeira é para ti e para mim!
 
 
A Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) volta a promover nova visita aos roteiros turístico-culturais que edita, desta feita nos próximos dias 19, 20 e 21 de Maio. Convidando a «deixarmo-nos transportar para outras épocas e olhar a cidade através daqueles que a visitaram ou que aqui viveram no passado», a DRAC propõe explorar o roteiro “Funchal | A Cidade Escrita”.

Os passeios guiados nos dias 19 e 20, serão realizado em dois turnos, para os alunos do pré-escolar ao ensino secundário, passando pelos locais mais emblemáticos do centro da cidade. No final do passeio, será realizada uma actividade na sala dos serviços educativos desta direcção regional.
Para a população em geral, é proposto um passeio guiado no dia 21 de Maio, às 10h ou às 15h, passando pela Rua da Carreira, Jardim Municipal, Avenida Arriaga, Largo do Chafariz e Praça do Município.

As visitas guiadas são gratuitas e têm a duração aproximada de duas horas.
 
 
Vários empresários e operadores do turismo da Madeira esperam que o poder político defina uma estratégia para que o setor na ilha continue a ser um destino de qualidade, sem permitir a degradação da oferta. Em declarações à agência Lusa, Manuel Duarte, responsável da mesa da hotelaria na Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) diz que “o setor está bem porque entrou no circuito das megaoperações” internacionais, beneficiando dos problemas em África, casos do Egipto e Tunísia.

Segundo Manuel Duarte, “é preciso tornar esta situação estrutural e não pontual” para manter a competitividade quando esses destinos recuperarem. “Neste momento, estamos com ocupações boas, houve aqui o fator Páscoa e a Festa da Flor, que são picos de ocupação, e sinto as coisas a mexer bastante fora destas alturas, o que é um sinal que estamos competitivos”, salientou.

“A nossa perspetiva em relação ao futuro do turismo da Madeira é de positividade”, declara.

in: http://ultimahora.jornaldamadeira.pt/index.php?/pt/noticias/201105118708/noticias/regional/agentes-do-setor-estao-confiantes-no-futuro-do-turismo-da-madeira.html

 
Será no dia 2 de Junho que a Madeira recebe o prémio “Ulysses”, atribuído pela Organização Mundial de Turismo e que reconhece a inovação implementada na Secretaria Regional do Turismo e Transportes. «É uma grande honra», considerou já a directora regional do Turismo. A Madeira irá receber o prémio “Ulysses”, da Organização Mundial do Turismo, no Fórum Algarve, em Vilamoura, no “gala dinner”, no dia 2 de Junho.

Raquel França, directora regional do Turismo, vai estar nesse fórum e, ontem, em declarações ao Jornal da Madeira, disse ser uma «satisfação» a distinção, porque é o «reconhecimento do esforço» desenvolvido pela Secretaria Regional do Turismo e dos Transportes, com o contributo da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, já que neste capítulo está formada uma parceria. Ao JM, a directora regional do Turismo fez notar a «grande honra» que representa o prémio atribuído por uma instituição mundial, destacando que os trunfos da Madeira na área onde concorria - “Inovação na governação” - foram o projecto apresentado e os objectivos «ambiciosos» definidos: «em três anos, termos 25% da hotelaria certificada a este nível e mostrar que é uma preocupação do destino Madeira como um todo ter as infra-estruturas já devidamente adaptadas para estar certificada ambientalmente». Raquel França salienta que estas metas mostram que a Madeira não só é um destino de natureza como também tem as preocupações em preservar o seu património natural.
Mas a directora regional crê ainda que houve outro factor a pesar, a tradição do destino.

«A nossa vantagem é sermos um destino com longos anos de tradição. Já é centenário o turismo e a tradição é, de facto, uma mais-valia para nós», sublinhou, acrescentando que a Região é «conhecida nos quatro cantos do mundo», embora seja um território pequeno. De acordo com a responsável, a distinção da Organização Mundial de Turismo será agora aproveitada para a promoção da Madeira. «Será mais uma bandeira que iremos usar», confirmou, já adiantando que o prémio será divulgado, sobretudo, nos sites e nas redes sociais. Raquel França acredita que, «inclusive, a hotelaria que foi já certificada ao abrigo do distintivo amigo do ambiente, com certeza também quererá se “vangloriar” deste prémio que a secretaria ganha», mas que, no fundo, o consegue graças ao trabalho de todos, segundo Raquel França.


«Grande veículo de promoção»
José Alberto Cardoso, presidente do Sector do Turismo da ACIF, diz que o “Ulysses” será um «grande veículo de promoção» de um destino pequeno que não tem capacidade para chegar às grandes massas e que vive um momento de recuperação, depois de ter vivido os «dois anos mais difíceis da sua história».
«É de elevada importância para a Madeira e poderá ajudar a promover tudo o que a Região tem ido aos mercados dizer: que somos ímpares, que temos uma floresta laurissilva, que temos 31 espécies de cetáceos e que temos um clima fabuloso», disse José Alberto Cardoso, acreditando que este galardão irá atrair mais atenções. Uma vez que os preços na hotelaria madeirense continuam baixos, José Alberto Cardoso espera também que contributos como este certificado ambiental permitam fazer com que os hotéis possam vender mais caro, já que neste momento continuam a preços de 2010.


«Mais um argumento para o turismo de qualidade»
Há oito anos que o hotel Orca Praia, uma unidade de três estrelas, construída sobre uma falésia sobranceira à “Prainha do Arieiro”, aposta nas melhores opções ambientais.
De então para cá, implementaram «quase todas as soluções disponíveis no mercado», nomeadamente o sistema de aquecimento de águas sanitárias, o sistema de produção de electricidade fotovoltaico e lâmpadas led e microled, controladas por sensores de movimentos.
«Adicionamos ainda uma caldeira de biomassa para aquecimento de águas sanitárias, que serve de apoio nos dias de pouca produção solar, assim como um sistema de electrolise de sal industrial nas nossas piscinas para produção de cloreto de sódio natural e não evasivo a pessoas com alergias ou pouca tolerância ao cloro de piscina», explicou, ao JM, Aurélio Rodrigues, administrador da unidade.
Em 2009, o hotel foi remodelado, tendo sido introduzida uma rede de águas para rega e descargas das sanitas, criada a partir de uma nascente. Esta medida fez diminuir para quase metade o consumo de água da rede pública. A administração está a ponderar ainda a hipótese de ser recorrer a um sistema de osmose para tratamento e consumo da água que recolhem.
«Em carteira, está também o plano para energia eólica que, pelo seu impacto visual, tem de ser bem ponderado para se enquadrar na linda escarpa onde estamos localizados», disse Aurélio Rodrigues.
Estas opções já valeram a esta unidade de 128 quartos o prémio ambiental excelência da Direcção Regional de Turismo. O reconhecimento chegou o ano passado, mas já na próxima sexta-feira poderá surgir outro, caso vença “A Chave Verde”, da ABAE, numa cerimónia que irá decorrer em Lisboa.
Foi, portanto, com agrado que o administrador do Orca Praia recebeu a notícia de que a Madeira tinha sido distinguida com o prémio “Ulysses”, da Organização Mundial de Turismo, como o JM noticiou ontem.
«É, sem sombra de dúvidas, mais um argumento na senda de um turismo de qualidade que se quer para a Região Autónoma da Madeira, assim como o reconhecimento do extenso trabalho que tem vindo a ser feito por todas as entidades públicas e privadas na dinamização do destino Madeira», reagiu Aurélio Rodrigues, que entende que a Madeira terá sempre de se diferenciar dos outros produtos, «incrementando a qualidade dos alojamentos, do serviço prestado e, acima de tudo, pela beleza e qualidade da nossa natureza».


“Amigo do Ambiente”
O “Ulysses”, que distinguiu em 2011 a Secretaria Regional de Turismo e Transportes da Madeira com o certificado ambiental “Estabelecimento Amigo do Ambiente”, é um prémio da Organização Mundial do Turismo, criado para destacar iniciativas e projectos de instituições públicas de turismo, empresas de turismo e organizações não governamentais, que realizem uma contribuição significativa para o avanço do turismo, através da inovação.
Além da Madeira, este ano foram distinguidos o Ministério do Turismo do Peru e a Academia de Turismo da China.


Turismo de Portugal foi distinguido em 2009
A Madeira foi distinguida este ano com o prémio Ulysses, mas não é a primeira vez que uma instituição pública é reconhecida pela Organização Mundial do Turismo.
Em 2009, o Turismo de Portugal ganhou o prémio pelo trabalho de desburocratização e simplificação administrativa levado a cabo naquele organismo. O prémio distinguiu em particular o sistema de gestão financeira e orçamental, o sistema documental, a Intranet e os portais da presença do Turismo de Portugal na Internet.

in: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=11&id=183121&sdata=2011-05-11

Madeira
 
Mais de 180 concorrentes em 34 profissões diferentes participaram, de 2 a 5 de maio, no SkillsPortugal - Campeonato Nacional das Profissões, nas Portas do Mar em São Miguel, Açores. Nesta edição, estiveram presentes jovens de todo o país para a disputa, em cada profissão, de medalhas de bronze, prata e ouro. A Região ganhou duas medalhas de ouro.

A Madeira participou nesta competição com oito jovens e oito Experts. Os concorrentes das Profissões de Canalizações, Desenho Industrial CAD, Eletricidade de Instalações, Polimecânica, Serralharia Civil e Soldadura são ex-formandos/formandos da Direção Regional de Qualificação Profissional. O concorrente de Tecnologias das Comunicações representará a entidade formadora Proinov, Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Lda e a concorrente de Cozinha, é aluna da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira/CELFF.

A equipa madeirense obteve duas medalhas de ouro (nas profissões de Canalizações e Polimecânica) uma de prata (na Profissão de Serralharia Civil) duas de bronze (nas profissões de Cozinha e Soldadura).

Segundo comunicado divulgado às redacções, para a Direcção Regional de Qualificação Profissional, este resultado é mais um incentivo para continuar a prosseguir com o objetivo de ministrar formação profissional com qualidade, que vá de encontro com as expectativas do mercado de trabalho.

in: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/263850-madeira-ganha-duas-medalhas-de-ouro-no-skillsportugal

Madeira é para ti e para m
 
O Conservatório-Escola das Artes da Madeira apresenta a 11 e 12 Maio, às 21 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias, o espectáculo 'Um dia louco'. A entrada é livre.

Neste espectáculo actuarão alunos dos 3 anos do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea.
 
Apareça! :D

Madeira é para ti e para mim!
Inté! (: