Madeira for us
 
Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:
 
O lobo marinho da Madeira é exemplo de sucesso de recuperação de uma espécie ameaçada, com o aumento do número estimado de animais, recebe "carinho especial" dos madeirenses e já tem "maior à-vontade" nas áreas povoadas.

O trabalho desenvolvido pelo Parque Natural da Madeira, através do Projecto de Conservação do Lobo Marinho, tem como objectivo a protecção da espécie e do seu habitat, mas também a monitorização do número de lobos marinhos e seu comportamento, e a sensibilização da população para a presença destes animais. O sucesso do "programa tem vindo a ser mantido. Ao longo dos anos, de acordo com as necessidades que vamos detetando, vamos tentando dar resposta", explicou hoje à agência Lusa a coordenadora do projecto, Rosa Pires, acrescentando que, actualmente, "existirão cerca de 30 a 40 lobos marinhos", contra seis a oito, estimados em 1988, quando se iniciou o trabalho, nas ilhas Desertas.

A bióloga do Parque Natural da Madeira disse que, quando estes animais começaram a vir para a Madeira, iniciaram-se campanhas de sensibilização junto das pessoas para avisar que "o lobo marinho estava de regresso" e reconhece ter havido algumas situações "quase de pânico", pois trata-se de um animal de grande porte, que pode atingir três metros. As campanhas informavam que "o lobo marinho não é um animal agressivo, é um animal selvagem e deve ser tratado como tal", e alertavam para a importância das observações que as pessoas podem fazer, já que a partir destes registos os especialistas vão "conseguindo construir o puzzle" de conhecimento da espécie na Madeira, especificou a especialista.

O pedido de colaboração aos madeirenses teve resultado positivo e desde 1997 até agora foram reunidos cerca de 800 registos de lobos marinhos. Aliás, "de uma forma geral, a população madeirense tem um carinho muito especial por esta espécie, mas continuamos a ter alguns problemas que estão a ser acompanhados" e relacionam-se com a interação com os pescadores, pois os lobos marinhos podem "roubar" o peixe ou danificar as artes de pesca, embora "não sejam muitos os casos", segundo Rosa Pires.

Depois de iniciado o trabalho de protecção, chegaram a nascer três crias num ano, mas nos últimos três anos passaram a ser detectadas duas ou uma cria por ano. A situação, "por um lado, tem a ver com o alargamento da área de distribuição dos animais e pode ser que tenham encontrado outras áreas de reprodução que nós ainda não tenhamos detetado, já que passaram a ser avistados também na Madeira e não só nas ilhas Desertas, e, por outro lado, nos últimos anos temos tido grandes temporais na altura do inverno, quando as crias nascem, o que faz com que não consigamos fazer a monitorização dos animais", explicou.

Rosa Pires realçou o "maior à-vontade" dos animais relativamente às áreas povoadas na Madeira: "Nota-se que o lobo marinho já não receia tanto o homem e a partir de 1997 começamos a observar lobos marinhos em praias abertas, o que não acontecia". A população mundial deste animal em vias de extinção estava estimada em cerca de 500 indivíduos e a Madeira é o único local em território português onde reside um pequeno grupo que tem vindo a crescer.

Madeira é para ti e para mim!
Inté"! (:
 
Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:
 
É a segunda maior montanha da ilha da Madeira, sendo a sua altitude máxima de 1818 metros. Fica no centro-sul da ilha, encontrando-se revestida de vegetação. No pico do Areeiro, devido à agressividade das condições climatéricas de montanha, a vegetação desaparece, dominando a giesta brava, as urzes e a uveira. Nas encostas do pico do Areeiro pastam rebanhos de cabras e ovelhas. No inverno, por vezes neva na sua parte mais elevada.


Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:
 
A Câmara Municipal de Santana vai promover uma Feira do Livro, integrada na Semana do Concelho 2011, que terá o seu ponto alto no dia 25, com a sessão solene do 176.º aniversário deste concelho. Essa cerimónia irá contar com a presença do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e da Assembleia Municipal de Santana, Miguel Mendonça, e do presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, entre outras entidades. Por seu turno, a Feira do Livro tem a abertura agendada para amanhã, às 15h, e vai ser presidida pelo secretário regional de Educação e pelo autarca de Santana, Rui Moisés. Às 15h30 será lançado, a nível nacional, o livro “O Enigma do Palácio”, da autoria de Francisco Fernandes. Este evento irá prolongar-se até 29 de Maio, dia que ficará marcado por uma homenagem a Maria Aurora, através da apresentação da obra “Leituras e Afectos”, com a presença de Thierry Proença dos Santos, Margarida Falcão, Octaviano Correia, António Fournier, familiares da homenageada e convidados da organização. Antes, o segundo dia desta Feira do Livro (21 de Maio) vai assinalar o aniversário da mascote “Palhinhas”, sendo que às 14h vai ser lançado o livro infantil, “A Magia das Lendas - Palhinhas”, de Octaviano Correia. Às 15h, será apresentada a estreia de Violante Saramago Matos na literatura infantil, “O Quinas Ganha Uma Casa”. Todos os eventos desta iniciativa decorrem na Casa da Cultura de Santana.

Inté!
Madeira é para ti e para mim! :D

 
o Cabo Girão situa-se na Ilha da Madeira, a oeste do Funchal e é um dos promontórios mais altos da Europa?
 
É um promontório quase vertical com 580 metros de altura, disponibilizando uma magnífica vista para o mar, para Câmara de Lobos e para o Funchal, razão pela qual é um local muito visitado! Até 2003, ano em que foi ali construído um elevador, os campos situados no fundo da escarpa eram apenas acessíveis por barco. Vem fazer uma visita!

Madeira é para ti e para mim!
Inté (:


 
A Casa do Povo do Curral das Freiras organiza nos dias 21 e 22 de Maio, a IX Mostra do Brigalhó, no centro da freguesia.

Esta iniciativa visa essencialmente a promoção dos produtos agrícolas típicos bem como a atracção de mais visitantes à freguesia, lê-se no comunicado de imprensa enviado pela organização.

 
No âmbito da Festa do Desporto Escolar, cerca de 130 alunos participam num passeio de canoa pela orla marítima do Funchal, com início e fim no varadouro de São Lázaro, entre as 10h00 e as 12h30 da próxima sexta-feira, dia 20 de maio.

O secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, acompanha este evento dinamizado com o intuito de sublinhar – junto da comunidade escolar – as características excecionais do clima e da geografia regionais para a prática desportiva em ambiente marítimo.

Neste contexto, a Associação Regional de Vela da Madeira, a Associação Regional de Canoagem da Madeira, o Clube Naval do Funchal, o Centro Treino Mar, a Associação Náutica da Madeira e o SANAS Madeira prestam o seu apoio a esta iniciativa da responsabilidade do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, da Direção Regional de Educação.

Madeira é para ti e para mim!
Inté (:


http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/265125-canoagem-do-desporto-escolar-no-mar-do-funchal
 
A procissão que sairá no Domingo após a festa litúrgica irá constituir, de novo, uma grande manifestação de fé.

Uma das santas que o povo da Madeira tem grande devoção é Santa Rita. Invocada em especial para causas impossíveis a sua festa litúrgica ocorre no dia 22 de Maio, data em que faleceu no ano de 1457 em Cássia, na Itália. Foi canonizada em 24 de Maio de 1900 pelo Papa Leão XIII.
Uma das paróquias constituída há cinquenta anos na Diocese do Funchal, tem Santa Rita como padroeira, juntamente com Nossa Senhora da Vitória. É nessa paróquia, situada na freguesia de São Martinho, que irá ser celebrada a festa no próximo domingo às 15 horas.
A procissão que sairá no final da celebração litúrgica irá constituir de novo uma grande manifestação de fé, pois nela participam pessoas de muitas localidades da Madeira, a maioria no cumprimento de promessas feitas àquela santa.
Como preparação espiritual para a festa de Santa Rita estão a decorrer as novenas às 20 horas. No sábado às 19h30 inicia-se a missa da vigília daquela festa.
Uma das actividades que também movimenta a comunidade da paróquia da Vitória-Santa Rita são as romagens que se partem de diversos sítios e chegam ao adro pelas 16 horas, seguindo-se, às 17 horas a abertura do bazar e da barraca em benefício da igreja. No sábado e domingo haverá o tradicional arraial madeirense com muita animação.
As outras duas festas daquela paróquia vão ter lugar no dia 3 de Julho (Santíssimo Sacramento) na igreja paroquial e 13 de Setembro (Nossa Senhora da Vitória), na capela com esta denominação.

Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=7&id=183840&sup=0&sdata=
 
O Quarteto de Cordas “Madeira Clássico”, da Orquestra Clássica da Madeira (OCM) apresenta-se em concerto no próximo dia 17 de Maio, (terça-feira) pelas 21 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.

Este agrupamento é constituído por músicos provenientes de diferentes escolas internacionais e tem como objectivo «a apresentação de obras eruditas onde a sua intimidade ecléctica realça os pormenores de cada uma destas», como pode ler-se na descrição do grupo no site oficial da OCM.
No concerto deste dia serão interpretados “Romances Russos”, composições da autoria de compositores como P. Tchaikovski e A. Borodin.

Compõem este agrupamento os músicos Svitlana Taraban; Adéla Hýskova; Treneddy Maggionari e Mikolaj Lewkowicz.  Os bilhetes encontram-se à venda nos dias úteis das 13h00 às 17h00 nas Informações do Turismo (Avenida Arriaga); e no próprio dia do concerto entre as 19h00 e as 21h00, no local do concerto.

Madeira é para ti e para mim!
Inté! (: