Madeira for us
 
São Martinho, santo da cidade de Tours, em França, foi um importante evangelizador do seu tempo. Nasceu na Hungria, no ano de 315. Com apenas 12 anos foi alistado pelo pai no exército romano. Enquanto jovem oficial teve uma atitude que o deixou conhecido, uma vez que concedeu metade da sua capa a um pedinte que encontrou na borda da estrada, assim o abrigando do frio, o que foi um grande acto de solidariedade.Abandonou o exército romano, baptizou-se e viveu como eremita numa ilha ao largo da costa de França, fundando um mosteiro para uma comunidade religiosa que vivia isolada. Dedicou-se completamente à evangelização, percorrendo a pé e a cavalo toda a sua diocese.

Na memória popular ficou conhecido o adágio: «No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho!». A sua ligação ao vinho decorre apenas da altura do ano em que este ilustre santo morreu.
Depois da vindima, feita em Setembro ou no início de Outubro, o vinho ferve no lagar e depois nos pipos e nas cubas, sendo assim o dia de São Martinho, o mais adequado para se fazerem as primeiras provas. Ao vinho novo juntam-se também as castanhas assadas e assim se celebram os magustos, reunindo familiares e amigos, razão pela qual este é considerado um tempo de convívio e de amizade.

Hoje já poucos particulares têm lagares para a produção própria de vinho. Vão também rareando as adegas para aí se abrirem os espiches e se provar o vinho que ainda fermenta nos pipos. Os tempos são outros, mas o espírito e a tradição mantêm-se, realizando-se magustos e outros encontros de convívio e a jeropiga, são as bebidas eleitas.
Junte-se então à festa e venha viver o São Martinho! Desfrute das castanhas assadas docemente acompanhadas por um bom vinho madeirense!


Inté (:
Madeira é para ti e para mim!



Leave a Reply.