Madeira for us
 
Sinta a Madeira!

19,5 toneladas de material pirotécnico, colocadas num total de 40 postos. Está tudo a postos para que às zero horas do dia 1 de Janeiro o céu do Funchal ficará iluminado durante oito minutos com mais de 38 mil peças pirotécnicas e 87.250 disparos. É desta forma que, daqui a algumas horas, a Madeira vai receber o ano de 2011.Sob o tema “Sentir a Madeira”, o espectáculo deste ano, com predominância do verde e do azul, vai tentar traduzir em fogo-de-artifício as sensações e o deslumbramento que a Madeira desperta no seus visitantes. Este 'Sentir a Madeira", como explicou, esta semana, o responsável pela Macedo's Pirotecnia, será um espectáculo "elegante e sofisticado, causador de emoções fortes e impactos surpreendentes e inesperados". Para tal os designers da empresa inspiraram-se nos cinco sentidos (visão, olfacto, audição, paladar e tacto) e criaram oito minutos de verdadeira homenagem à Região.

Deste modo, e apesar de 2010 não ter sido um ano fácil, às zero horas do novo ano, madeirenses e estrangeiros vão um erguer um brinde e um desejo para que 2011 seja melhor.

Assim sendo, desejamos a todos os nossos visitantes um bom ano Novo, e que este ano que aí vem seja no mínimo melhor do que o ano que passou!

Boas entradas! :D
Inté!
Madeira é para ti e para mim! (:
 
"1 de Janeiro é uma data histórica para a primeira cidade do século XXI Santana, localidade que durante muitos anos foi inacessível por mar e terra, a sede de concelho conservou características singulares, isentas de influências exteriores.

O seu cariz popular acentua-se sobretudo na arquitectura: casas coberta de colmo, de duas águas, sobre estruturas de madeira, conhecidas por palhaças. Considera-se que estas construções sejam vestígios das primitivas estruturas feitas de madeira e de colmo. Estas casas, hoje em dia, são um autêntico ex-líbris da freguesia e mesmo da Região, muito utilizada na divulgação turística. Estas continuam a ser o principal símbolo de Santana, daí que a autarquia tenha construído mais destas casas típicas nos jardins envolventes ao edifício sede municipal.

Santana possui uma das mais pitorescas e encantadoras paisagens de toda a ilha, disposta na sucessão de montanhas entre a agreste cordilheira central e o mar do norte, estendendo-se num planalto onde se encontram as habitações. O nome da freguesia advém da invocação à sua padroeira Santa Ana. Foi esta freguesia que passou a cidade a 1 de Janeiro de 2001.

Para assinalar a efeméride a autarquia preparou um programa que se inicia nos primeiros segundos do dia 1 com o lançamento de fogo-de-artifício, onde não faltará o espumante e bolo de aniversário. Depois, para descontrair e eliminar alguns excessos, haverá um baile comemorativo. Tudo isto numa tenta montada para o efeito ao lado do edifício dos Paços do Concelho.

Às 17 horas a igreja matriz da cidade acolhe a missa de Acção de Graças. Esta cerimónia será presidida pelo vigário geral da Diocese do Funchal, José Fiel Sousa e co-celebrada pelo pároco de Santana, José Afonso Rodrigues., sendo solenizada pelo grupo coral da Casa do Povo de São Roque do Faial. Pelas 18:30 horas terá lugar a sessão solene comemorativa no Salão Nobre, cerimónia que será presidida por Miguel Mendonça, presidente da Assembleia Legislativa e presidente da Assembleia Municipal, contando com a presença do secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos.

Pelas 19:30 horas terá lugar o concerto comemorativo do aniversário da cidade e de Ano Novo, a cargo da Banda Municipal de Santana no salão paroquial da localidade."

Fonte: Jornal da Madeira

in: http://www.netmadeira.com/noticias/madeira/2010/12/30/santana-assinala-dez-anos-de-elevacao-a-cidade
 
Todos os locais e turistas podem passar um bom serão no parque de diversões que se encontra na praia formosa ou podem optar por vaguear pelas ruas funchalenses que se encontram repletas de luz! No Jardim Municipal existem figuras alusivas ao Natal, nomeadamente um gigantesco Pai Natal, dois trenós, vários bonecos de neve e gigantescos presentes, tal como um comboio juntamente com as tradicionais renas que conduzem o trenó natalício.

À frente da Igreja da Sé deparamo-nos com um gigantesco presépio que se encontra muito bem ornamentado. No entanto existe ainda outro presépio no Funchal, perto do Banco de Portugal. A particularidade deste presépio é o facto de nele estar representado as tradições madeirenses, como por exemplo a matança do porco.

Deixo abaixo algumas das fotografias que ilustram todas estas particularidades da festa madeirense, as quais deslumbram não só turistas mas também locais.

Inté!
Madeira é para ti e para mim! (:
 
"De acordo com a última sondagem, a ocupação hoteleira na Madeira, neste final de 2010, ronda os 78 por cento, mas tudo aponta para que ainda se venham a verificar algumas marcações de última hora, que façam elevar essa percentagem. A informação é dada pela directora regional de Turismo.

Raquel França acrescentou que para atingir esse objectivo, foram enviados vários comunicados de imprensa, especialmente para o território continental. Táctica que visa cativar alguns turistas portugueses.

Quanto ao turismo de cruzeiros, a directora regional da tutela diz que, para este fim-de-ano estão previstos seis navios.

Número que é inferior ao de outros anos, mas que, como salienta Raquel França, representa uma quantidade significativa de turistas, visto que as actuais embarcações são novas e de maior porte."

in: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=171243&sup=0&sdata 

Inté!
Madeira é para ti e para mim! (:
 
A freguesia do Arco de São Jorge assinala no próximo dia 28 de Fevereiro o seu 334º aniversário. As comemorações incluem uma missa, pelas 16h30, animada pela Tuna d'Arco com os músicos Miguel Camacho e António Camacho. A animação continuará no adro da Igreja, com a Banda. Segue-se a recepção às entidades oficiais, com a execução dos Hinos da Banda e da Região, junto do centro Cívico. A sessão solene decorrerá no Auditório do Centro Cívico.  

Inté!
Madeira é para ti e para mim! (:
 
"O Chef Thomas Faudry estará no Mercado dos Lavradores, Funchal,hoje, 2ª-feira (27 de Dezembro), entre as 13 e as 16h, uma acção de promoção dos Sabores da Região com nossos Produtos Agro-alimentares.

Será um Showcook do Chef Thomas Faudry, no “Terrado”, espaço central do Mercado dos Lavradores, Funchal, dirigido aos hóspedes do Hotel, ao público em geral e frequentadores deste Mercado Municipal

Thomas Faudry nasceu em 1980, em Angoulême, França. Exerceu em diversos restaurantes premiados com estrelas Michelin, tendo escolhida o UVA, do Hotel The Vine para dar continuidade e interpretar a cozinha de Antoine Westermann.

Conhecedor e com enorme apetência pela valorização dos produtos locais/regionais, o Chef Thomas Faudry não quis de deixar de participar numa iniciativa dinamizada num local com a importância histórica e cultural como é o Mercado dos Lavradores.

Numa quadra com a importância desta, a Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, pela Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e o Hotel The Vine, e com o apoio da FN-Hotelaria organizaram mais esta iniciativa de valorização do potencial histórico e cultural da Região"
in: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/242583-chef-thomas-faudry-do-restaurante-uva-no-mercado-dos-lavradores

Inté!
Madeira é para ti e para mim! (:
 
O fim do Ano está cada vez mais próximo e tal como nos outros anos, a Madeira promete proporcionar um espectaculo intenso de fogo-de-artifício, realizado num cenário paradisíaco, perfeitamente sincronizados. As condições geográficas da baía funchalense, em forma de anfiteatro potencializam este cenário que é no minimo ideal. A confirmar toda esta exuberância madeirense está o certificado do Guinesse, entidade esta que atribuíu ao fogo-de-artifício do reveillon da Madeira o título de "Maior espectáculo pirotécnico do mundo", em 2006. Este ano, a empresa Macedo pirotecnia, a responsável por este intenso espectáculo promete não desiludir os espectadores sejam eles locais ou turistas, aliás a empresa afirma mesmo que será o melhor espectáculo de sempre, com 90 mil disparos, a partir de 40 lugares diferentes, incluindo na marina do Funchal ao som de uma bela música acompanhada por um tradicional champanhe com as 12 passas. 
 
Inté!
Madeira é para ti e para mim (:
 
Faça aqui o download da agenda das actuações que se seguem nos próximos dias, na baixa funchalense. Não vai querer perder nenhuma destas festas, não vai querer perder o calor madeirense, a boa disposição aliada aos sabores tipicos da ilha, nomeadamente, o quentinho bolo do caco barrado com a saborosa manteiga de alho aliado a uma forte poncha regional e a fechar a ementa uma espetada acabada de fazer!

Não perca, porque nós de certo não iremos perder!

Inté!
Madeira é para ti e para mim! (:
programa_geral_festa_fim_do_ano_2010.pdf
File Size: 66 kb
File Type: pdf
Download File

 
No dia de hoje realizaram-se as seguintes actuações, que têm como objectivo proporcionar um bom natal a todos os seus visitantes tal como um bom fim de novo recheado de música, luz e cor para que a entrada no ano Novo seja no mínimo inesquecível:

10h00 – 20h00 – Actuações na Baixa do Funchal

- Banda da Casa do Povo de São Vicente

- Associação Cultural e Recreativa da Camacha

- Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Vicente

11h00 – 11h50 - Consort Bisel da AAGCEA- Jardim do Palácio de S. Lourenço
17h00- 17h50 - Coro infantil da AAGCEA - À frente da Catedral da Sé

Inté!
Madeira é para ti e para mim (:


 
Faltam exactamente 5 dias para o ano Novo! :D

Vimos informar que em breve postaremos imagens, tanto das iluminações natalícias que deslumbram todos os visitantes que pelo Funchal passam, como também fotografias inéditas do espectáculo pirotécnico, o qual é considerado pelo Guiness como o mais bonito pelo que centenas de turistas decidem embarcar numa viagem que será de certo repleta de luz e cor, com muita harmonia e felicidade acompanhadas pelo champanhe tomado à meia noite!
Não perca um espectáculo que vale a pena ser visto!

Inté!
Madeira é para ti e para mim! (: