Madeira for us
 
Festa do Vinho da Madeira - 2 a 5 de Setembro
A festa do Vinho da madeira começa no Estreito de Câmara de Lobos em Setembro com a vindima, a apanha e todo o processo de fabrico do vinho ao vivo seguido de um cortejo tradicional.
O centro do Funchal também se encherá de celebrações, exposições, grupos folclóricos e stands nas ruas que servem o famoso Vinho da Madeira e pratos tradicionais.

Festa do Senhor Bom Jesus - Ponta Delgada - 5 e 6 de Setembro
A Ponta Delgada celebra a Festa do Senhor Bom Jesus; uma das maiores peregrinações da Ilha da Madeira. Uma multidão impressionante enche a vila de Ponta Delgada, muitos chegando a pé de toda a ilha, transformando-a numa festa cheia de tradição, comida e bebida. A festa continua durante toda a primeira semana de Setembro, época alta em que muitos emigrantes regressam para visitar a terra natal.

Festa da Nossa Senhora da Piedade - Caniçal - 12 e 13 de Setembro
A Festa da Nossa Senhora da Piedade é dedicada aos pescadores. O Caniçal é uma das mais antigas paróquias da Ilha da Madeira e é aqui que se celebra esta festa em honra da padroeira dos pescadores – Nossa Senhora da Piedade. Os pescadores participam numa procissão aquática até a pequena capela de Nossa Senhora da Piedade no topo do Monte Gordo perto da Ponta de São Lourenço com os seus barcos decorados e pintados com cores vivas. A procissão tem lugar no Sábado e os barcos partem do Caniçal em direcção ao porto da Quinta do Lorde. No caminho um dos barcos é eleito e escolhido para transportar a Santa; quando os barcos param na Quinta do Lorde os participantes continuam a procissão a pé até a capela; a estátua da Nossa Senhora da Piedade é então levada até ao barco e depois para a vila do Caniçal para a celebração.
No próximo dia, Domingo, é feita nova procissão de barco para devolver a Santa à sua capela.
A procissão é acompanhada de hinos tradicionais dos devotos e pela música da banda da terra. Como em todas as outras festas na Ilha da Madeira há muita celebração com entretenimento, espetada em pau de louro e bolo do caco.

Festival de Colombo - Porto Santo - 16 a 18 de Setembro
A Vila Baleira na Ilha de Porto Santo celebra o Dia de Cristovão Colombo, com grandes festividades, exposições, música e principalmente um maravilhoso cortejo histórico baseado nas descobertas da sua vida e na recreação teatral da sua chegada ao Porto Santo.

Festa do Pêro - Ponta do Pargo - 18 e 19 de Setembro
A Festa do Pêro é um evento rural que acontece na encantadora vila da Ponta do Pargo, onde os agricultores de várias regiões em volta se juntam e transformam com sucesso a colheita do pêro numa festa animada.
A qualidade aromática destes famosos pêros é tanta que alguns escritores antigos até se referiram a ela; os navios em alto mar que se dirigiam para a Madeira detectavam o seu perfume.
A festa consiste num cortejo tradicional, exposição, lojas, provas de sidra e muito entretenimento.

Dia Mundial do Turismo - Funchal - 27 de Setembro
A Ilha da Madeira, uma região de turismo por excelência, celebra o Dia Mundial do Turismo; um evento anual promovido pela Secretaria Regional do Turismo, proporcionando uma oportunidade perfeita para reconhecer a importância do turismo na economia, sociedade, cultura e política da vida da ilha.
O Dia Mundial do Turismo celebra-se a 27 de Setembro com vários eventos culturais, actividades, entretenimento e entradas livres em muitos museus e jardins. Usufrua do último mês de Verão com muita alegria e diversão à mistura!

Inté!
Madeira é para ti e para mim! :) 
 
Semana Gastronómica de Machico continua até dia 7 de Agosto - venha desfrutar dos diferentes sabores e temperos das tradições culinárias da Madeira.

Rali Vinho da Madeira - 4 a 6 de Agosto
O Rali Vinho da Madeira é um dos mais antigos e importantes eventos automobilísticos da Ilha da Madeira e é organizado anualmente pelo Club Sports da Madeira. Esta competitiva corrida tem lugar nas belas e desafiantes estradas e montanhas da Madeira, trazendo à ilha ano após ano muitos condutores famosos e novos competidores de todo o mundo. As cerimónias de abertura e fecho ocorrem no Funchal e são celebradas com um brinde com o famoso Vinho da Madeira.

Festival de Arte Camachense - Camacha - 6 a 10 de Agosto
O Festival de Arte Camachense traz a Camacha ao centro das atenções em Agosto, com grandes celebrações de duas décadas de arte, cultura e entretenimento tradicional e muito mais. Este festival dedica-se às tradições locais; os visitantes podem ver a qualidade e diversidade do trabalho em vime, bordado, exposições, artes plásticas, danças folclóricas e gastronomia tradicional.

Arraial do Monte - Monte - de 13 a 15 de Agosto
A Festa da Senhora do Monte é uma das maiores e mais famosas festas religiosas da Ilha da Madeira, trazendo milhares de visitantes de todo o mundo. A sua bela igreja nas colinas do Monte é decorada de forma tradicional, o altar preenchido de  lindas flores frescas e é celebrada uma missa seguida duma impressionante procissão. Existe também muita música, danças, entretenimento e barracas que vendem comidas e bebidas tradicionais durante todo fim-de-semana.


Grande Cortejo Histórico - Funchal - 21 de Agosto
A Ilha da Madeira celebra de novo o dia da Cidade do Funchal a 21 de Agosto. Este ano a cidade faz 501 anos e repete-se o sucesso do ano passado que foi o Cortejo Histórico pelas ruas da cidade. A memória é revivida; as velhas tradições são reanimadas com a multidão de figurantes com fatos de época a desfilar pela cidade; os visitantes podem seguir o desfile e desfrutar da música, do entretenimento e das cerimónias públicas que ocorrem ao longo do dia e incluem um espectáculo acrobático aéreo pelos “Asas de Portugal” da Força Aérea Portuguesa.

A Volta à Ilha em Canoa - Madeira - 24 a 29 de Agosto
O Centro de Treino de Mar organiza todos os anos este evento internacional da FPC e do ICF em que se dá a volta à Ilha da Madeira em canoa. Esta desafiante e empolgante corrida começa no Funchal e dá a volta a toda a ilha com a participação de remadores profissionais locais e internacionais, que têm também, assim, a oportunidade de ver a ilha de outra perspectiva.

Festa das Vindimas - Porto Santo - 27 a 29 de Agosto
A vindima das uvas que crescem nas encostas do sul do Porto Santo ocorre no final de Agosto. A maioria das uvas são de mesa mas uma pequena parte é para produzir o Vinho do Porto Santo, um vinho com sabor agradável, doce e poderoso que pode ser degustado nos restaurantes e bares locais.
A Festa das Vindimas inclui uma apresentação pública da produção do vinho, provas dos vários vinhos, exposições e muito entretenimento. Apareça e desfrute! Vale a pena!

Inté!
Madeira é para ti e para mim! :)
 
Dia da Madeira - 1 de Julho
Dia da região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses. Neste dia toda a Ilha da Madeira festeja o seu aniversário como Região Autónoma da Madeira, com muitas celebrações no Funchal e por toda a região.

48 Horas a Bailar/ Festival Regional de Folclore - Santana - 2, 3 e 4 de Julho
As 48 horas a Bailar é um Festival Regional de Folclore que acontece todos os anos em Santana junta grupos folclóricos de toda a ilha da Madeira e também vindos de outros países para actuar neste período de 48 horas. Existem também muitas barraquinhas com comida e bebida regional e entretenimento durante toda a noite.

Semana do Mar - Porto Moniz - 2-5 de Julho
A Semana do Mar é um dos eventos mais importantes em Porto Moniz, fazendo parte do calendário de eventos regionais e oferecendo um vasto programa de actividades que acolhem centenas de participantes e visitantes do concelho. Para além de música, são realizados vários concursos, passeios marítimos, regatas de canoa, actividades culturais e desportivas e, claro, Jogos do Mar, com equipas que representam os vários concelhos da região.

Funchal Jazz Festival - Parque de Santa Catarina - 7, 8 e 9 de Julho
O Funchal tem uma beleza natural única rodeado pelas paisagens privilegiadas das montanhas e do azul do mar. Este ano o parque de Santa Catarina vibrará com os ritmos do jazz, com actuações de famosos artistas madeirenses e estrangeiros.

Festa da Lapa - Paúl do Mar, 16 a 18 de Julho
A Festa da Lapa é um popular evento anual que ocorre no pitoresco porto de Paúl do Mar. Trata-se de uma das festas locais mais famosas, prolonga-se por 3 noites e é repleta de entretenimento, concertos, pratos tradicionais e, claro, as lapas frescas grelhadas acompanhadas com cerveja.

Festa da Banana - Madalena do Mar - 16 e 17 de Julho
Todos os anos em Julho a Madalena do Mar celebra um dos seus produtos locais mais importantes na Mostra Regional da Banana. Devido ao facto desta região ser o maior produtor regional de banana o Festival que serve para promover o produto e antigas práticas tradicionais é considerado um grande evento cultural. Os visitantes podem desfrutar de excelente entretenimento, provas de banana e muita gastronomia tradicional.

Semana Gastronómica de Machico - 29 de Julho a 7 de Agosto
A cidade de Machico celebra este ano a 26ª edição da sua semana gastronómica anual, com concertos de música ao vivo e impressionantes tradições culinárias. Este evento inclui um festival do cocktail e muitas outras actividades como torneios desportivos e excelente entretenimento. Os visitantes podem desfrutar duma semana cheia de sabores diferentes à beira-mar. De facto, Julho será um mês cheio de entretenimento!

Inté!
Madeira é para ti e para mim! ;D
 
Este mês aproveite para desfrutar de algumas das estimulantes atracções da Madeira com festas e arraiais praticamente todos os fins-de-semana por toda a ilha. Festas:

Festival do Atlântico - 4
, 11, 18 e 25 de Junho
Este importante festival marca o início das festas de Verão nesta ilha, com numerosas actividades no centro do Funchal e uma competição internacional de fogo-de-artifício todos os Sábados com música clássica e animação de rua. Este evento é, sem dúvida, uma deslumbrante atracção turística, pois os visitantes são brindados com um magnífico espectáculo de fogo-de-artifício que ilumina todo o céu do Funchal espalhando magia pelo mar e pela baía.

Festas dos Santos Populares - 12 a 29 de Junho
As Festas dos Santos Populares são dos maiores arraiais que se celebram por toda a ilha e são ainda hoje o momento alto social em muitas zonas. Estas festas são dedicadas a três santos populares, isto é, Santo António, São João e São Pedro. As celebrações começam com o Santo António na belíssima Igreja de Santo António com cortejos, comida tradicional e grande animação. O Santo António é o santo do amor e casamenteiro e durante este arraial as pessoas fazem fogueiras nas ruas e saltam por cima delas. Dizem que quem saltar mais alto terá sorte no amor. Muitos casamentos são celebrados nesta altura. O São João é o santo popular mais celebrado por toda a ilha. No Funchal há as festas tradicionais dos Altares de São João entre 19 e 24 de Junho, com as lojas da cidade a criarem altares nas suas montras para mostrar a sua criatividade e as tradicionais marchas populares com muita animação e boa comida.

Porto Santo - 19 a 29 de Junho 
A mais famosa atracção turística com um grande arraial com eventos interessantes que incluem cortejos tradicionais, saltar por cima de fogueiras na praia e soltar balões. São Pedro o protector dos pescadores com o maior arraial nos portos pesqueiros de Câmara de Lobos e na Ribeira Brava.Câmara de Lobos de 26 de Junho a 5 de Julho, em combinação com as celebrações de São Pedro há também a Festa da Espada Preta com muita música ao vivo, bailarico, fogo-de-artifício e barracas de comida à volta do porto, onde poderá desfrutar das delícias da gastronomia madeirense. A Festa da Espada Preta serve para promover uma das mais típicas especialidades madeirenses e também prestar homenagem aos pescadores locais que há gerações se ocupam da pesca deste extraordinário peixe.

Ribeira Brava - 28 e 29 de Junho
Grande celebração tradicional pela noite fora por ruas decoradas com flores coloridas, música ao vivo, o tradicional bailinho e barraquinhas de comida e bebida na praia. Tradicionalmente os visitantes que queiram participar no arraial têm à disposição transportes nocturnos entre o Funchal e a Ribeira Brava. Há também uma pitoresca procissão de barcos no mar e à meia-noite um espectáculo de fogo-de-artifício.

Festa da Cereja - Câmara de Lobos, Jardim da Serra - 18 e 19 de Junho
A Festa da Cereja é uma das mais importantes actividades locais que acontece no Jardim da Serra anualmente desde 1954. A beleza deslumbrante da época das cerejeiras em flor acontece normalmente em Abril e Maio. A colheita começa no final de Maio e normalmente termina no final de Junho. Há muitas variedades de cerejas que se cultivam aqui. As ‘Regionais’, de tamanho médio e produção em grandes quantidades e as mais tardias e maiores ‘Norberto’. Esta variedade adapta-se bem ao solo e ao clima da região. Esta doce celebração da colheita da cereja promete um fim-de-semana cheio de animação, com muita música, comida e bebida à mistura. Também há um cortejo da cereja com grandes cestos cheios de cerejas e muitas barracas ao longo das ruas onde pode provar e comprar os excelentes licores de cereja e ginja que aí se vendem.

Volta à Madeira Classic Rally - de 22 a 24 de Junho
Este mês na Ilha da Madeira acontece pela vigésima quarta vez a corrida Volta à Madeira Classic Rally.
O Clube Automóveis Clássicos da Madeira organiza de novo este histórico e famoso evento de automóveis clássicos e antigos que faz parte do calendário da FIA e da FIVA, que são conhecidas e respeitadas em todo o mundo. Esta volta competitiva tem data marcada para 22 a 24 de Junho através das pitorescas montanhas e vales da Madeira, permitindo aos participantes admirar a fascinante beleza e natureza da ilha. Como pode ver o mês de Junho promete...

Inté!
Madeira é para ti e para mim! :b
 
Festas da Sé - Maio - Junho de 2011
Festival do Atlântico (Competição de fogo de artifício) - Junho 4, 11, 18 e 25 de 2011
Festas dos Santos Populares - Altares de São João - 11 a 29 de Junho de 2011
Volta à Madeira – Classic Rally - 22 a 24 de Junho de 2011
Festival de Jazz do Funchal - 7, 8 e 9 de Julho de 2011
Feira Gastronómica de Machico - 29 de Julho a 7 de Agosto 2011
Rally Vinho da Madeira - Agosto 4 - 6 de 2011
Arraial do Monte - Agosto 15 de 2011
Grande Cortejo Histórico - Dia da Cidade do Funchal - 21 de Agosto de 2011
Festa do Vinho da Madeira - Setembro 1 - 9 de 2011
Festival de Colombo - Porto Santo - Setembro 15 - 17 de 2011

Não pode perder estas maravilhosas festas cheias de animação!

Inté!
Madeira é para ti e para mim! :)
 
O centro comercial Dolce Vita Funchal promove, a partir de hoje e até ao próximo dia 5 de Junho, a “Semana da Criança”, com um conjunto de actividades pensadas para os mais novos. De acordo com o programa divulgado pela direcção do espaço comercial, ao longo destes dias, as crianças terão à sua disposição um espaço com insufláveis e uma área de videojogos para as crianças se divertirem da melhor maneira. No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, e durante o fim-de-semana, os mais novos vão ser convidados a fazer pinturas faciais e serão presenteados com balões. No domingo, haverá sessões de magia a partir das 16 horas. Outro dos destaques da programação deste centro comercial é a exposição “Pequenos Artistas, Grandes Obras”, que vai estar patente ao público durante toda a semana. Esta mostra resulta do trabalho realizado por um grupo de alunos da escola APEL, no âmbito da cadeira de Área de Projecto, junto das crianças da “Creche dos Traquinas”. O desafio foi colocar as crianças a escolherem uma cor, a pintar uma tela em conjunto e a fazerem um desenho que representasse a parte favorita de um poema e completar uma narrativa com uma pintura.

Fonte: Jornal da Madeira

Inté!
Madeira é para ti e para mim! ;)

 
Para todos aqueles que se dizem amantes de fotografia, para todos os fotógrafos profissionais, mas acima de tudo, para aqueles que se querem deliciar com as exuberantes paisagens naturais: VENHAM À MADEIRA, venham conhecer o que a natureza ofereceu ao homem, venham se deslumbrar com as mais espantosas paisagens.

A pérola do atlântico é um destino de sonho, que lhe dará uma panóplia de paisagens, de animais, de plantas, à espera de serem fotografados, à espera de serem descobertos. 

Madeira para é ti e para mim!
Inté! (: 
 
                                  Fotografias de Rodolfo Gouveia____________________
 
Foi esta tarde apresentado o roteiro turístico de Santana, onde é dado a conhecer as diversas potencialidades do Município, repartidas pelas seis freguesias. Além dos muitos locais turísticos, desde percursos pedestres a miradouros, o roteiro integra ainda a gastronomia, o artesanato e os eventos mais relevantes que anualmente ocorrem neste concelho nortenho.

A apresentação ocorreu logo após a cerimónia comemorativa do Dia do Concelho, ainda na presença de Alberto João Jardim, que teve oportunidade de 'inaugurar' uma das 'novas' atracções locais! Uma carroça de tracção humana!

in: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/266261-roteiro-turistico-de-santana-apresentado

Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:
 
Madeira é para ti e para mim!
Inté! (:
 
O lobo marinho da Madeira é exemplo de sucesso de recuperação de uma espécie ameaçada, com o aumento do número estimado de animais, recebe "carinho especial" dos madeirenses e já tem "maior à-vontade" nas áreas povoadas.

O trabalho desenvolvido pelo Parque Natural da Madeira, através do Projecto de Conservação do Lobo Marinho, tem como objectivo a protecção da espécie e do seu habitat, mas também a monitorização do número de lobos marinhos e seu comportamento, e a sensibilização da população para a presença destes animais. O sucesso do "programa tem vindo a ser mantido. Ao longo dos anos, de acordo com as necessidades que vamos detetando, vamos tentando dar resposta", explicou hoje à agência Lusa a coordenadora do projecto, Rosa Pires, acrescentando que, actualmente, "existirão cerca de 30 a 40 lobos marinhos", contra seis a oito, estimados em 1988, quando se iniciou o trabalho, nas ilhas Desertas.

A bióloga do Parque Natural da Madeira disse que, quando estes animais começaram a vir para a Madeira, iniciaram-se campanhas de sensibilização junto das pessoas para avisar que "o lobo marinho estava de regresso" e reconhece ter havido algumas situações "quase de pânico", pois trata-se de um animal de grande porte, que pode atingir três metros. As campanhas informavam que "o lobo marinho não é um animal agressivo, é um animal selvagem e deve ser tratado como tal", e alertavam para a importância das observações que as pessoas podem fazer, já que a partir destes registos os especialistas vão "conseguindo construir o puzzle" de conhecimento da espécie na Madeira, especificou a especialista.

O pedido de colaboração aos madeirenses teve resultado positivo e desde 1997 até agora foram reunidos cerca de 800 registos de lobos marinhos. Aliás, "de uma forma geral, a população madeirense tem um carinho muito especial por esta espécie, mas continuamos a ter alguns problemas que estão a ser acompanhados" e relacionam-se com a interação com os pescadores, pois os lobos marinhos podem "roubar" o peixe ou danificar as artes de pesca, embora "não sejam muitos os casos", segundo Rosa Pires.

Depois de iniciado o trabalho de protecção, chegaram a nascer três crias num ano, mas nos últimos três anos passaram a ser detectadas duas ou uma cria por ano. A situação, "por um lado, tem a ver com o alargamento da área de distribuição dos animais e pode ser que tenham encontrado outras áreas de reprodução que nós ainda não tenhamos detetado, já que passaram a ser avistados também na Madeira e não só nas ilhas Desertas, e, por outro lado, nos últimos anos temos tido grandes temporais na altura do inverno, quando as crias nascem, o que faz com que não consigamos fazer a monitorização dos animais", explicou.

Rosa Pires realçou o "maior à-vontade" dos animais relativamente às áreas povoadas na Madeira: "Nota-se que o lobo marinho já não receia tanto o homem e a partir de 1997 começamos a observar lobos marinhos em praias abertas, o que não acontecia". A população mundial deste animal em vias de extinção estava estimada em cerca de 500 indivíduos e a Madeira é o único local em território português onde reside um pequeno grupo que tem vindo a crescer.

Madeira é para ti e para mim!
Inté"! (: