Madeira for us
 
A Comissão de Revitalização da Zona Velha da Cidade do Funchal vai avançar com a intervenção artística nas mais de 200 portas da Rua de Santa Maria. A Comissão multidisciplinar de Requalificação e Embelezamento da Zona Velha foi criada em Setembro do ano passado e é presidida pelo ex-secretário regional do Turismo e Cultura, João Carlos Abreu. Integra nomes como o arquitecto Paulo David, a decoradora Nini Andrade e o empresário António Trindade. Esta manhã, no bar 'Joana Rabo de Peixe', na Rua de Santa Maria, o presidente da Câmara do Funchal, Miguel Albuquerque disse que "os grandes investimentosde infraestruturas já foram feitos" na Zona Velha. Necessário, agora, é canalizar gente para a Zona Velha. Sendo que, disse Albuquerque, não é preciso gastar muito dinheiro para fazer coisas. Para o edil a criação de novos pólos de atractividade faz-se com pequenas iniciativas como a que hoje foi apresentada. A CMF, disse, tem adquirido cerca de dois ou três edifícios por ano na Zona Velha, para lá instalar famílias, criando habitação social. É também uma forma de, gradualmente, fixar gente na Zona Velha após a recuperação dos prédios. Para Miguel Albuquerque, a intervenção nas portas por parte de artistas plásticos torna a Rua de Santa Maria numa galeria de arte ao ar livre o que se complementa com o conjunto escultórico de artistas madeirenses na Avenida do Mar. Instado sobre o estigma da toxicodependência na Zona Velha, Albuquerque disse que tal já não existe. Contudo, sempre lembrou que os locais têm as suas mundividências, não sendo intenção da CMF desvirtuá-los ou artificializá-los para turista ver. Por seu turno, João Carlos Abreu disse que a intervenção na portas sucede-se a muitas outras como o festival do atum, evento que irá decorre entre 29 de Abril e 7 Maio, a abertura da capela ou a Feira da Lagartixa que se transferiu recentemente para a zona. Os artistas plásticos emprestam os seus nomes às obras, a CMF dá a tinta e os artistas ganham uma viagem ao Porto Santo. Tudo com um orçamento baratinho.
in: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/258619-mais-de-200-portas-da-rua-de-santa-maria-viram-telas

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!
 
A iniciativa, com fins solidários, realiza-se todos os sábados 

A Feira da Lagartixa está a ter uma boa aceitação. Hoje de manhã, na Travessa do Acciaioli, junto ao Madeira Story Center, os feirantes estavam satisfeitos com as vendas, embora a chuva desta manhã tenha 'afastado' um pouco as pessoas da Zona Velha. António Joaquim, da organização, realçou o facto da iniciativa atrair cada vez mais os turistas que se deslocam à Região via marítima, tanto que não hesitam em levar para o seu País de origem uma 'relíquia'. "Os turistas costumam comprar artigos pequenos, que variam entre os 5 e os 20 euros, já os de cá procuram antiguidades de grande porte, que chegam mesmo a ultrapassar os 20 euros", referiu. A iniciativa além de revitalizar a zona histórica da Zona Velha, visa angariar fundos para a associação CRIAMAR, através dos donativos dos feirantes. Dois objectivos que, na sua opinião, são de todo pertinentes. Na Feira da Lagartixa, hoje até as 16 horas, podem encontrar um pouco de tudo, desde antiguidades a comes e bebes, com preços para todos os bolsos.
in: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/261204-feira-da-lagartixa-atrai-turistas

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!
 
Ora aqui está uma boa pergunta!
Deixamos abaixo alguns dos comentários dos leitores do Diário de Notícias!

Dani: A Ribeira Brava precisa de imensas soluçoes que a tornem atractiva nao só para turistas mas tambem para quem ca vive.De facto, animaçao faz imensa falta... mais concertos interessantes , animaçoes nocturnas, mais actividades. Tambem deve ser criadas feiras tematicas ao longo da promenade. Alem disso a Promenade da Ribeira Brava precisa de iluminaçao decente, nao aquelas luzes de miseria que tornam a promenade um lugar escuro propicio a sermos assaltados!!!! PONHAM LUZES A MODO!!!!!!!!Tambem faz falta a movimentaçao na vila.... Parquimetros mais baratos, ou mesmo baixar preços dos parques de estacionamento existentes.O transito, este tambem deve ser mudado, o acesso para dentro da vila esta pessimo, e depois se nos enganamos temos de dar a volta a rotunda e descer a beira mar para voltar a vila. devem abrir a rua do Visconde e a rua Dr.Juvenal Jose Pereira Pestana mudar seu sentido e ser a descer, assim como aquele pedaçinho a frente da escola da sede, assim quem quissesse entrar na vila evitava tanta volta (mesmo combustivel ta barato!!!!)O mercado da vila deve ser aberto aos agricultores aos domingos para exporem seus produtos para venderem a populaçao, eles que paguem uma taxa minima de estarem ali um dia.... pelo menos tinhamos mais variedade e produtos da terra... e sempre chamava atençao! Assim lembrava os velhos tempos....O campo de futebol da vila deve ser aproveitado para festas em alguns fins de semana.... a juventude sempre agradecia festas modernas..... :-D A praia tambem agradecia uma limpeza....se olharmos bem praticamente nao temos praia....e ponho-me a pensar se alguem vai querer frequentar aquela praia naquele estado.......?! :-s O problema disto é que podemos dar 1001 ideias.... mas quase nada será feito....Continuaremos a levar com a mesma porcaria de sempre....Precisamos de mudança!

CSA: Os problemas da Ribeira Brava não são de agora.Resultam essencialmente de nunca se ter preparado ou adaptado à chegada da chamada Via rápida, O comércio tradicional existente está em vias de extinção porque nunca se adaptou às novas realidades. Melhoria de acessibilidades, Grandes superfícies e "shopingcenters".A Ribeira Brava só poderá recuperar a sua importância no todo regional se apostar nas suas potencialidades que são muitas, principalmente na sua Localização geográfica estratégica e no seu clima.Se forem melhoradas as suas condições de habitabilidade( recuperação arquitectónico/paisagística, zonas verdes, zonas de lazer, etc.) a Ribeira Brava tem condições inatas para ser uma das melhores senão a melhor zona da Madeira para viver.A Vila da Ribeira brava pela sua localização estratégica poderia e deveria ser como que a "Loja do Cidadão" de toda a Zona Oeste, não só em termos de serviços públicos mas também e principalmente privados( gabinetes de arquitectura, advocacia, contabilidade, etc.).Para que tal possa acontecer, terá de criar condições para cativar e incentivar a abertura destes gabinetes.

ANON:  Eis a lista:1.º Ter uma equipa jovem (a idade não conta), porque mentes abertas para a inovação são mais proactivas do que as "ratas velhas" que ainda estão lá; que se sucedem dinasticamente como se vivéssemos na época feudal; que eles mesmos são um entrave para quem quer tomar iniciativas, porque acham que só eles é que "têm ideias";2.º Acabar com a rede alta tensão que polui, faz muito mal e destrói as potencialidades turísticas desse concelho;3.º reabilitar o património edificado, mantendo as fachadas da vila antiga em vez de deitá-las abaixo para por mamarrachos: o turista paga para ver o que eles não têm na sua terra, se é que me faço entender;4.º criar um pólo universitário: cria valor para vila, atrai investimento, descentraliza-se da cidade e repovoa com gente nova;5.º fundir sítios e freguesias: não se justifica num território tão pequeno e com as acessibilidades que há haver 4 freguesias (há quem queira 5 com S. Paulo, pelo amor de Deus...): para que serve um freguesia na sede do município, por exemplo a junta de freguesia de Ribeira Brava?6.º em cada ano civil, os autarcas mudam de instalações em cada freguesia: nada melhor do que ver com os olhos deles o dia-a-dia do que se esconderem nos escritórios sabe-se lá fazendo o que... Um ano governam na Serra de Água, outro na Tabua, outro em S. Paulo, outro no Campanário e assim por diante...7.º criar mais museus: eis algumas ideias: Museu da Diáspora Madeirense, Museu da Mulher Madeirense, Eco-museu, centros de interpretação. Não é preciso gastarem dinheiro dos contribuintes: há privados que podem desenvolver esta iniciativa;8.º dar uma ordem ao cangalho em blocos que polui a vila desde há mais de 50 anos para cima da bomba de gasolina: porque não fazer daquilo um restaurante-miradouro?9.º baixar o custo dos parquímetros;10.º ser uma câmara mais transparente na adjudicação de concursos públicos, no controlo das despesas, na prestação de informação à comunidade (que não tem que ser necessariamente partidária), ....








 
A Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal  realizou ontem uma jornada de limpeza da vegetação ardida e de manutenção das plantações no Pico do Areeiro e no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha. Podemos hoje afirmar que as nossas serras estão mais limpas e assim se devem manter pois são o cenário perfeito para um piquenique nas tardes de verão, o qual não deverá de certo ser acompanhado por lixo. Seja amigo do ambiente, não polua as serras da Madeira!

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!   
 
“Brava Bravíssima - Jovens sem Fronteiras”, que se realiza no dia 23 de Abril, tem o programa já definido. O evento que vai reunir três ex-concorrentes da última edição do concurso da Operação Triunfo, o madeirense Filipe Abreu, Isaura e Lia, deverá atrair imensa gente ao Campo Municipal da Ribeira Brava, a partir das 17 horas até às 2 horas.
A realizar-se no sábado de Páscoa, os madeirenses poderão divertir-se com música ambiente, entre as 15 e as 19 horas, seguindo-se a actuação do Grupo folclórico de Santo António, até às 20 horas. A partir dessa hora e até às 21 h 15, os Palhaços Cró e Ainuka vão fazer rir o público, num aquecimento para a actuação dos “Jovens sem Fronteiras” e ex-alunos da OT, nomeadamente o Filipe Abreu, Isaura e Lia. Os cantores vão actuar com banda ao vivo até à meia noite. Depois, a festa continuará com a presença de um DJ.
Entretanto, Filipe Abreu tem trabalhado intensamente nos ensaios para o espectáculo do dia 23, como referiu na sua página do Facebook.
As entradas custam 5 euros para adultos e 3 euros para jovens dos 8 aos 13 anos. Podem ser compradas na Associação Cultural e Desportiva do Campanário e no clube Desportivo da Ribeira Brava. Estarão ainda bilhetes à venda no recinto, no dia do espectáculo.

Se és fã número 1 de um destes concorrentes, com certeza, não vais querer perder uma única actuação do teu ídolo!

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!




 
Este é um vídeo que pretende fazer promoção à Região Autónoma da Madeira através de excelentes imagens e filmagens em HD, sendo estas consideradas únicas no nosso planeta. Se eu poderia viver sem ser na Madeira? Poderia, mas não era a mesma coisa!
 
Durante o almoço temático do Fórum PANROTAS -Tendências do Turismo 2011, em São Paulo, o Turismo de Portugal, em parceria com o Turismo da Madeira, mostrou que a ilha portuguesa é a grande aposta do país na actualidade. O vice-presidente executivo da TAP, Luiz da Gama Mór, anunciou uma promoção que irá dar gratuitamente aos brasileiros que comprarem o bilhete TAP para Lisboa a ligação entre a capital e a Madeira. Mór ilustrou o esforço conjunto para a promoção do destino, uma vez que o aeroporto da Madeira está oferecendo as taxas aeroportuárias e redes hoteleiras como Pestana e Porto Bay, que nasceram na Madeira, terão tarifas especiais. Raquel França, que representou o Turismo da Madeira, conversou sobre o destino. «Recebemos um milhão de turistas ao ano, o que é quase cinco vezes a nossa população, hoje em 220 mil habitantes. Mas apenas cinco mil são brasileiros. Estamos empenhados em aumentar este número. Somos um destino concentrado, com atracções em 740 km2, entre spa, golfe, natureza, com uma população calorosa, arquitectura antiga mesclada com o moderno, gastronomia e serviços de primeira», destacou.
in: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=179703&sup=0&sdata=2011-04-01
 
Com o objectivo de impulsionar a presença do Destino Madeira nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, estará online, até ao dia 14 de Agosto, um concurso de fotografia e vídeo cujos vencedores serão nomeados “O Fã n.º 1 da Madeira!”.

Os interessados em participar nesta iniciativa poderão consultar o regulamento e outras informações de interesse em

http://www.facebook.com/turismodamadeira.

Participe!