Madeira for us
 
O presidente da Câmara Municipal do Funchal estimou hoje que a regeneração do Parque Ecológico local, afectado no ano passado pelo temporal do 20 de Fevereiro e pelos incêndios, demorará 20 anos. Miguel Albuquerque visitou hoje várias áreas do parque após a conclusão dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação do PEF que, além da limpeza, contenção das escarpas, reflorestação com espécies endémicas, combate às plantas infestantes, recuperação dos percursos pedestres, aponta ainda para a criação de uma Quinta Biológica e de um Centro de Apoio a Actividades de Natureza e Aventura. O autarca visitou uma das áreas onde estão em curso trabalhos de contenção de escarpas, designadamente as que ladeiam a nascente da ribeira de João Gomes que após percorrer vários quilómetros vai desaguar no litoral da cidade do Funchal; a zona onde decorre trabalhos de limpeza do material ardido e uma operação de reflorestação no valor de 380 mil euros e o espaço destinado à Quinta Biológica e ao Parque Aventura. “Lançamos, agora, um concurso internacional de 1,4 milhões de euros para iniciarmos este processo de recuperação da área ardida do Parque Ecológico que tem uma importância crucial a nível da segurança da cidade”, disse o autarca. Ao abrigo deste concurso de reflorestação serão plantadas 277.750 plantas endémicas como o loreiro, o til, o vinhático, a faia das ilhas, folhados, entre outros. Para atrair os munícipes e turistas ao PEF, “a Comissão aponta para a construção controlada de um conjunto de infraestruturas começando desde logo por uma Quinta Biológica que vai ter uma componente pedagógica, educativa e de atractividade turística e um Parque de Aventura”, acrescentou. A Quinta Biológica, com cerca de 10 hectares junto da Ribeira das Cales, terá como finalidade incentivar o bioturismo, demonstrar a compatibilidade entre natureza e produção de acordo com parâmetros biológicos, mostrar os usos e costumes associados a determinadas culturas como o milho, o trigo, a cevada, o vinho, as plantas aromáticas e medicinais e a criação pecuária.

JORNAL DA MADEIRA/LUSA
Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!
 
Esta é, sem dúvidas, uma festividade de longa tradição, com uma forte componente de crítica social, organizada pela Câmara Municipal de Santana/Empresa Municipal “Terra Cidade. ”A festa dos Compadres na Cidade de Santana é caracterizada pela grande alegria que marca o início do Carnaval na Madeira. O momento mais aguardado é o do julgamento público da comadre e do compadre, acusados de muitas infidelidades e não só, terminando o ritual com a sentença dos compadres e das comadres que são queimados na praça pública, perante uma multidão de pessoas. Uma festa que começou há mais de 50 anos, onde a tradição mantém-se com muita animação. De 26 a 27 de Fevereiro, gargalhadas são o que não irão faltar! Apareça!
 Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!
 
Como sabemos, a poncha  é uma bebida tradicional e emblemática da Madeira, feita de aguardente de cana-de-açucar, mel de abelhas e sumo de limão. Segundo alguns estudos, a poncha é de origem indiana, onde é conhecida por "pãnch". Esta bebida foi trazida pelos ingleses e adaptada na ilha da Madeira, pelo que hoje é uma bebida muito consumida no seio familiar madeirense, por toda a ilha. Na realidade, esta "bebida dos deuses" faz as delícias de todos os turistas que a bebem pela primeira vez. Actualmente, é uma tradição bem vivida pelo povo madeirense. É de preparação fácil, pois apenas são necessários os ingredientes acima referidos, um jarro e como popularmente chamado um "caralhinho", o mexilhão. Contudo, já se criaram as mais diversas qualidades de poncha, existindo hoje, para além da regional (a descrita); a poncha de maracujá, de tangerina, de manga, entre outras. Então, abrimos o seu apetite? Experimente já esta bebida que o vai fazer chorar por mais! Aqueça-se num frio inverno ao sabor de uma bebida típica madeirense. 

Madeira é para ti e para mim! 
Inté! (: 
 
Já está decidido as provas e o calendário do ano 2011 do Motociclismo da Madeira. Após a reunião com pilotos e clubes ficou decidido que o Campeonato da Madeira de Raid TT/Cross Country terá 6 provas, o de Motocross 5 provas, da qual poderá vir a ser incluída ainda mais uma prova, Troféu de Quadcross com 3 provas, passeios de todo-o-terreno/Moto 4 com 6 e passeios e concentrações de Mototurismo com 26.
No que respeita ao clube organizador das provas de Motocross ainda não está nada definido. A grande novidade deste ano será a inauguração da Pista de Motocross / Quadcross Daniel Pombo & Filhos no Concelho da Ponta do Sol. No que respeita aos valores das inscrições estas reduziram 20% e as classes das mais variadas modalidades sofreram algumas alterações. O Motociclismo na Região é organizado pela A.M.M. e seus Clubes Filiados, dando assim um impulso e incentivo para melhorar o nível organizativo e competitivo. Na área de formação, esta Associação tem feito ao longo de vários anos Acções de Formação para todas as modalidades, desde os pilotos atletas, comissários, directores de prova e directores técnicos, dirigentes, o que tem vindo a dar os seus frutos, visto que são vários juízes a participar a Nível Nacional nas várias modalidades. Para os dias 26 e 27 de Fevereiro já está agendada mais uma Acção de Formação de Pilotagem de Quadcross com o Instrutor Jorge Cardoso, na futura Pista de Motocross / Quadcross da Ponta do Sol. Esperamos que este ano seja ainda melhor que o anterior, sendo esta modalidade de Motociclismo, muito apreciada pelo povo madeirense.

Não perca mais tempo e venha ver o que é loucura total com os mais variados truques e saltos dos motard's.

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim! (:




 
As Festas de Carnaval da Madeira, que se expressam no Grande Cortejo Alegórico que ocorre no Sábado de Carnaval, procuram manter intactas as raízes marcadamente populares. Nele participam vários grupos, com milhares de figurantes, que inundam as principais ruas do Funchal de música e alegria contagiante.   Esta é uma semana de "loucura", de contornos saudáveis, que invade os hotéis, os bares e as discotecas, transformando-os em locais de animação contínua. Em ambiente de esfusiante alegria, fervilham iniciativas surpreendentes em criatividade e imaginação, cuja caricatura audaz se encontra representada no desfile do Cortejo Trapalhão da Terça-feira de Carnaval.

in: http://www.madeiraislands.travel/pls/madeira/wsmwdet0.detalhe_conteudo?p_cot_id=560&p_lingua=pt&p_sub=1

Junte-se a nós nesta festa de alegria e cor, escolha uma personalidade, um tema, uma epoca, um estilo de vida e venha juntamente com o bom humor desfrutar do tradicional carnaval madeirense, cujo climax é mesmo no cortejo de Sabado à noite, onde desfilam centenas de pessoas, com os mais ousados e diversos trajes. A contrastar na terça feira reina o bom humor, onde o sarcasmo e a ironia são termos da ordem do dia. Este cortejo por sua vez faz as delicias das crianças e adolescentesd que aproveitam para despir o seu quotidiano  e abraçar o imaginário, a fantasia.

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim! (:
 
A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais procedeu ontem de manhã, em colaboração com a Força Aérea Portuguesa (FAP), ao lançamento de 380 quilos de sementes de 19 espécies naturais da Madeira na cordilheira central da Região. (...) Depois desta operação de lançamento de sementes, que durou cerca de três horas, o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais afirmou à comunicação social que a acção em causa vai acelerar o processo de regeneração natural. (...) As sementes foram recolhidas e acondicionadas de forma a manter a sua capacidade germinativa no viveiro florestal do Pico das Pedras, aguardando a época de sementeira ideal para poderem ser restituídas à Natureza. (...) Quanto às espécies ontem lançadas na cordilheira central da Madeira, são exemplo a uveira da serra, o sanguinho, o massaroco, o til, o loureiro, a urze das vassouras, a urze molar, a urze madeirense, o cedro da Madeira e a faia das ilhas. Foi dado assim «passo importante no processo de regeneração dos ecossistemas afectados», conforme sublinhou o titular da pasta do Ambiente que se fez acompanhar na conferência de imprensa realizada no Aeroporto da Madeira, do director regional das Florestas, Rocha da Silva, para além de entidades ligadas à Força Aérea e à Polícia Florestal.

texto: Carla Ribeiro
in: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=174784&sup=0&sdata=

Deste modo, a Madeira aposta cautelosamente na regeneração dos ecossistemas que foram afectados, essencialmente pelos incêndios que devastaram as serras madeirenses no verão de 2010. Esta acção irá de encontro com o potencial turistico que a Madeira tem para oferecer, pelo simples facto de num futuro próximo estas sementes irão pintar de vários tons de verde as montanhas e vales da ilha da Madeira, para além de que esta acção sensibilizadora irá de encontro com um desenvolvimento sustentável, permitindo às gerações futuras tirar partido da natureza que os rodeia.

Inté! (:
Madeira é para ti e para mim!